sexta-feira, 1 de março de 2013

Novas análises de DNA sugerem que Nerfetiti seria a mãe do Faraó Tutankhamun

Uma investigação genética feita pelo arqueologista francesa Marc Gabolde ameaça reescrever os livros de história sobre duas figuras ícones do Egito antigo. Por anos, especialistas em antiguidades tem assumido que Akhenaten e sua irmã não identificada foram os pais do mais famoso faraó do mundo, Tutankhamun. E, na verdade, análise recentes de DNA sugerem isso. Mas, como mostra nova interpretação dos dados genéticos de Gabolde, a mãe do faraó Tut talvez tenha sido ninguém mais que a prima de primeiro grau de seu pai, Nerfetiti.

Que Nerfetiti talvez tenha sido a mãe de Tutankhamun não é um completo choque. Ela foi casada com o Faraó Egípcio Akhenaten, depois de tudo - a sua Grande Esposa Real e consorte. Além disso, os egiptólogos sabem que o dois tiverem filhos juntos (eles tiveram seis filhas). No entanto, as evidências genéticas sugerem uma ascendência materna diferente de Tutankhamun.

De fato, em 2005, uma investigação por arqueologistas, radiologistas e geneticistas usando tomografias e análises genéticas indicaram que o pai do Rei Tut foi de fato Akhenaten, e que sua mãe não havia sido uma das esposas conhecidas de seu pai. Em vez disso, a mãe de Tutankhamun seria sua tia - uma das cinco irmãs de seu pai (embora não houvesse certeza de qual). Além disso, devido as várias má formações congênitas do Rei Tut, incluindo um pé deformado, um lábio ligeiramente leporino, e uma leve escoliose (uma espinha curvada), ofereceu aos arqueologistas indícios de que ele havia vindo de uma linhagem incestuosa (fato muito comum em famílias reais).

Análises posteriores realizadas por Zahi Hawass, em 2010, reafirmou a sugestão de Akhenaten como pai do Rei Tut - uma reivindicação que foi rejeitada por alguns especialistas, que argumentavam que o casamento de Tuthankhamun com Ankhesamun, filha de Akhenaten, foi feito para legitimar sua reivindicação a coroa.

Mas Marc Gabolde - o diretor da expedição arqueológica da Université Paul Valery-Montpellier III na Necrópole Real de el-Amarna - tem uma ideia diferente. Falando recentemente no Centro de Ciência de Harvard, Gabolde disse à plateia que esta evidência de DNA foi interpretada incorretamente. A proximidade genética aparente, segundo ele, ficou por conta de três gerações sucessivas entre primos de primeiro grau.

"A consequência disso é que o DNA de terceira geração entre primos se parece com o DNA entre irmãos", disse ele. "Eu acredito que Tutankhamun é o filho de Akhenaten e Nerfetiti, mas que estes sejam primos".

Juntos, o poderoso casal provocaram uma revolução religiosa no Egito, onde eles reforçaram o culto monoteísta de Aton, o Disco Solar. E agora, assumindo que a teoria de Gabolde é verdadeira, eles também eram os pais de Tutankhamun, o Rei Criança que assumiu o trono aos 8 anos - e que hoje é reconhecido por sua máscara mortuária de ouro. Da mesma forma, Nerfetiti se tornou famosa por seu busto, uma obra-prima criada pelo escultor Tutmés.

Durante sua palestra, intitulada "Aspectos desconhecidos do Reinado de Tutankhamun, parentesco, e os Tesouros da Tumba", Gabolde ofereceu outros detalhes da vida do Rei Criança, incluindo o seu interesse na Núbia (uma região no sul do egito), e inscrições mostrando o faraó caçando avestruzes.

Fonte: io9
Tradução: Douglas Phoenix

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...