quinta-feira, 21 de março de 2013

Caminhando entre as Deusas: Oya

Oya ou Iansã é uma Deusa Africana que governa os fenômenos climáticos. Ela controla as tempestades, os raios e os trovões e possui uma força descomunal, causando tempestades altamente destrutivas. 

Esposa de Ogum, o Deus Ferreiro, contam que ela assumiu a forma de um búfalo quando casou-se com ele. O casamento não deu muito certo e ela fugiu com Xangô, o Deus do Trovão, e juntos enfrentaram várias guerras, o que a tornou conhecida como "A Guerreira". Ela teve 9 filhos com ele.

Oya também foi incumbida de levar a alma dos mortos pelos 9 mundos, além disso, era ela que tecia as roupas de Egu, o Senhor dos Mortos, portanto ela conhecia os mistérios da morte e não a temia.

Seu  nome é proveniente de um rio com o mesmo nome na Nigéria e é considerada um orixá do Fogo.

Esta Deusa possui a qualidade de trazer mudanças para o mundo, Ela não teme as mudanças ou as batalhas que se aproximam para que ela possa chegar onde deseja. Sua espada mágica também simboliza que Ela domina tanto os atributos femininos como os masculinos. Ela é uma junção da força masculina com o coração amoroso das mulheres.

Dizem que as mulheres quando estão passando por problemas difíceis pedem sua ajuda, sua sabedoria para ajuda-las a enfrentar. E os melhores dias para isso são as quartas-feira e o dia 04 de Dezembro, que são dias reservados para honrar esta Deusa. 

Outra coisa, ela adora o acarajé. Portanto, oferendas podem ser feitas com esta comida típica.

Se quiser controlar sua força com a maestria das mulheres, medite com Oya, descubra o poder e a fertilidade que vem com a tempestade.

Até a semana que vem!

Bibliografia Consultada:
Marashinsky, A. S.; O oráculo da Deusa: um novo método de adivinhação.São Paulo: Pensamento, 2007.
Grupo Rodas da Lua; O livro das Deusas. São Paulo: Publifolha, 2005.
http://femininoessencial.ning.com/profiles/blogs/oya-deusa-das-mulheres

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...