quinta-feira, 14 de março de 2013

Caminhando entre as Deusas: Anfitrite

Ficheiro:JacobdeGheynII-NeptuneandAmphitrite.jpg
 Um pouco da história de Anfitrite já foi contada na semana passada, ao se falar das Nereidas.


Anfitrite filha de Nereu e Dóris, esposa de Poseidon. Senhora das águas, portava um tridente como símbolo de sua soberania aquática. Possuía calda de peixe e corpo de mulher e uma beleza encantadora.

Anfitrite tornou-se a Senhora das águas calmas e contrabalanceava o poder de seu marido que tinha um gosto interessante pelas guerras. 

Assim como Hera, ela também foi uma mulher traída. Poseidon teve vários filhos bastardos, no entanto, diferentemente de sua cunhada, esta Deusa não se preocupava com esses casos e não morria planejando vinganças. Ela era doce e serena.  Preocupava-se com o seu lar e talvez mais ainda com o seu poder, portanto, não tinha medo de ser trocada por uma mortal. Mesmo assim, em alguns casos ficou incomodada com a obsessão de seu marido por Cila, filha de Forcis  e em uma pequena vingança a transformou em um monstro ladrador de seis cabeças e doze pés.

Era associada muitas vezes aos golfinhos e as focas e ajudava as pessoas que caiam em alto mar a se salvarem.

Teve um filho chamado Tritão, que herdou a calda de peixe da mãe e o tronco do pai e a sabedoria de seu avó, que era considerado um ser bastante sábio. E ainda as filhas Rode e Bentesicima. Juntos formavam uma tríade que representavam, na respectiva ordem, a lua nova da boa sorte, a lua cheia da colheira e a lua velha da sabedoria. Mais tarde, no entanto, a Tritão foi atribuído o gênero masculino e diziam que ele servia ao seu pai como o músico que soava suas trompas a entrada do Grande Deus.

Anfitrite, Tetis e Nereis eram aspectos diferentes da trindade lunar como regente aquática. Nos poemas homéricos, Anfitrite significa apenas "o mar" e não aparece como esposa de Poseidon, nesse caso talvez, Ela e o Deus estivessem tão unidos que não havia distinção entre o masculino e o feminino. No fim, Poseidon reclamou o direito desta Divindade como sua esposa, onde quer que ela fosse venerada, afinal, Ela representava o elemento pelo qual ele vivia, o mar.

Não pensem que por conta de sua vida com Poseidon, Anfitrite não possuía poder. Ela era a própria vida aquática, a beleza, a calma e representava o aspecto feminino deste elemento, a paciência e o cuidado zeloso de uma mãe, enquanto o seu marido, tornava-se o aspecto masculino, mais revolto e impaciente, buscando resolver tudo pelas tempestades. Juntos tornavam-se o Uno que cria, protege e cobra dos seus filhos as ações corretas.

Até a semana que vem!

Bibliografia Consultada:
Genest, E., Féron, J., Desmurger, M.; As mais belas lendas da mitologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Bulfinch, T.; O livro de ouro da mitologia: história de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

http://allofthemitology.blogspot.com.br/2008/06/anfitrite-esposa-de-poseidon.html
http://www.mitologia.templodeapolo.net/

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...