segunda-feira, 4 de março de 2013

A Lança: Divindades Aquáticas Greco-Romanas (Parte 1)

Na mitologia greco-romana existem várias raças de deidades, se é que podemos chamar de raças, na verdade, eles propunham algumas divisões tais como os Titãs,os Deuses, os Gigantes e os homens. Então, em sua história quem deu origem a terra foram os Titãs, em sua época quem governa os mares e os rios, os elementos líquidos eram os titãs Oceano e Tétis. Quando os Titãs foram depostos pelos Deuses, Netuno e Anfitrite foram quem assumiram esse poder.

Existiam ainda as Nereidas, "espécie" da qual Anfitrite fazia parte. As nereidas eram filhas de Nereu e Dóris. Dentre essas divindades aquáticas também se sobressaiam Tétis, mãe de Aquiles e Galatéia. 

Os Deuses também demonstravam sua benevolência aos mortais dando a alguns a dádiva da imortalidade, Leucotéia e seu filho Palêmon, foram transformados em divindades marinhas após caírem de um rochedo no mar ao fugir do homem que era marido e pai, respectivamente.

Este post, juntamente com o da semana passada, abrem uma série de informações sobre os Deuses que regem o elemento água. Os diversos seres que podem ser encontrados no ambiente aquático por mais que pareça meio dúbio as vezes entender quem realmente exercia poder e comandava aquelas paragens possuem uma história que se complementam. Alguns tinham o dom da profecia, outros lutavam, alguns salvavam os marinheiros e por aí vai.

A importância deste conhecimento está em saber diferenciar cada um para não fazermos os pedidos e tratarmos estes seres tão carinhosos de forma errada. Além do mais, podemos aprender com eles o quanto ser flexíveis, afinal está é uma das qualidades da água, a sua flexibilidade.

As vezes, é meio confuso entender qual divindade faz parte do panteão Grego e qual faz parte do Romano, os nomes as vezes se confundem nas diversas histórias e livros que temos por aí. De qualquer forma, algumas dessas divindades possuem peculiaridades próprias de sua época e de seu povo, quando necessário, irei informar.

Bibliografia Consultada:
Genest, E., Féron, J., Desmurger, M.; As mais belas lendas da mitologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Bulfinch, T.; O livro de ouro da mitologia: história de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...