segunda-feira, 18 de março de 2013

A Lança: Susanowo

Nas últimas semanas falei um pouco sobre as divindades aquáticas greco-romanas, o assunto no entanto não está esgotado, mas para mudar um pouco de ares iremos ao Japão, conhecer o Deus do Mar e Macho Veloz Impetuoso, Susanowo.

Suzanowo é filho de Izanagi. A história do seu nascimento remonta a história de amor do seu pai. Izanagi havia viajado até  Kegareki Kuni (Terra Poluída) para tentar resgatar sua amada, Izanami, a primeira imortal a morrer. Ao sair de lá decepcionado e sem esperança por não ter conseguido salvar sua amada, o Kami passou por um rio e foi limpar as impurezas da Kegareki Kuni que impregnavam seu corpo. Um por um ele foi tirando seus objetos pessoais de batalha, elmo, armadura e etc., e ao entrarem em contato com as águas vivas do rio, nasceram vários Deuses perversos e demônios. Depois que toda a impureza foi retirada, nasceram ainda mais três filhos, que iriam restaurar o equilíbrio do mundo: do olho esquerdo nasceu Amaterasu Ômikami, do direito nasceu Tsukuyomi no Mikoto e do seu nariz nasceu Susanowo. Estes o Kami abençou dizendo que eles seriam poderosos e satisfeito, retirou-se do rio levando consigo os três Kamis brilhantes.

Os Kamis cresceram felizes e contentes e certo dia seu pai resolveu fazer a partilha do reino entre eles. Amaterasu herdou os céus de Takaamahara, a Alta planície celeste, e foi incumbida de iluminar o mundo; Tsukuyomin no Mikoto herdou Yoru no  Ossukuni, o País do reinado da noite, e teve a missão de iluminar o mundo durante a noite; a Susanowo restou Una Hara, a Planície Marinha, e deste dia em diante ele passou a ser chamado do "Deus do Mar e Macho Veloz Impetuoso".

No entanto, Susanowo não gostou desta partilha. Susanowo se considerava melhor do que seus irmãos e não gostou da parte que lhe coube pois o oceano, por mais vasto que seja, não é infindável feito o céu e também não lhe outorgava o direito de se chamar iluminador do que quer que fosse. Seu pai disse que nada poderia fazer, havia dado a seus filhos tudo o que tinha e que ele se contentasse e fosse cuidar de seu reino.

Susanowo era um rapaz alto, forte, com uma cabeleira e barbas verdes muito bonitas, olhos verdes e frios, sendo também muito arrogante, depois deste dia passou a ser também invejoso e começou a lamuriar sua sorte iniciando sua história pela trágica morte de sua mãe. Chorou tanto que causou várias catástrofes, definhando as florestas nas montanhas e fazendo com que os rios e córregos transbordassem.

Seu pai irritado já com tanto chororó foi conversar com ele e perguntou o que mais ele fazia além de se lamuriar. Susanowo lhe explicou, ele odiava, odiava com toda sua força a seu pai e seus irmãos. Disse-lhe também que tudo acabaria bem se o Deus-pai desse-lhe o que ele queria, ou se não os céus iriam tremer com sua fúria. Mas antes de terminar de ameaçar seu pai, teve uma terrível ideia: convencer sua irmã a ir com ele para Kegareki Kuni em busca de sua mãe, achando que quando sua irmã se visse no meio de tanta dor e escuridão seu brilho iria sumir e ela ficaria confusa e desnorteada. Mas seu pai, muito sábio, cortou-lhe logo o delírio de grandeza, dizendo para ele parar com os planos mirabolantes pois os portões de Kegareki Kuni estavam fechados para todo o sempre pelo Deus Eu, portanto, ele só perderia seu tempo. Seu pai ficou meio estarrecido pela ignorância do filho e sua soberba estúpida em se achar tão grande.

Susanowo saiu irado montado em seu dragão, Kuronayao, feito do negro diamante, para o seu reino para planejar sua própria justiça. Saiu garantindo ao seu pai que mostraria todo o seu poder de destruição e o seu ódio.

Assim, Susanowo também tornou-se o Deus da Tempestade.

E continuamos na próxima semana com a história de Susanowo. Até a próxima e um bom início de semana a todos!

Bibliografia Consultada:
Seganfredo, C.; As Melhores Histórias da Mitologia Japonesa. Porto Alegre, RS: Artes e Ofícios, 2011.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...