quinta-feira, 7 de março de 2013

Caminhando entre as Deusas: As Nereidas

As Nereidas são as filhas de Nereu, um antigo Deus dos mares e Dóris. São entidades aquáticas que ora são vistas como mulheres e ora são vistas como mulheres com rabos de sereias. Elas viviam no mar Egeu junto com seus pais.

Possuíam longos cabelos, entrelaçados com pérolas e eram lindas e possuíam vozes magníficas. Dizem que elas não faziam mal aos humanos. No entanto, certa vez elas pediram a morte da linda princesa Andrômeda pois sua mãe havia dito que era mais bela do que as Nereidas, irritadas com o fato pediram seu preço. Em contrapartida, ajudavam náufragos salvando-os das perigosas águas marinhas.

Algumas tornaram-se famosas por seus casos com os Deuses. 

Anfitrite foi cortejada pelo Deus Poseidon. De início, ela não queria casar com ele. Ele apaixonado pela bela nereida cortejava-a cavalgando um delfim, que tornou-se uma constelação quando o Deus finalmente conquistou o amor da nereida. Ela de primeiro rejeitou-o, ele a queria demais e disse que a forçaria a casar-se com ele. Ela fugiu e se escondeu em um local que só apenas sua mãe conhecia.  No entanto, Poseidon não desistiu, continuou lutando pelo amor de sua amada, até que ela mudou de ideia e resolveu casar-se com ele. Ela tornou-se poderosa e é claro, a grande Rainha do Mar. Poseidon claro, as vezes a traía, mas ela aceitava calada e continuava com o seu reinado. É a mãe de Tritão.

Outra nereida famosa, é a mãe de Aquiles, Tétis. Tétis chamava a atenção por sua beleza de Deuses e homens, mas sua vida foi marcada por uma profecia que dizia que ela teria um filho que superaria o pai. Zeus apaixonou-se por ela, mas por conta da profecia, não arriscou o seu reinado, porém arranjou-lhe um marido humano, Peleu. Desta união nasceu Aquiles, glorioso guerreiro com um único ponto fraco, o calcanhar.

Estas são as duas mais famosas e uma das histórias das Nereidas. Alguns gregos diziam que elas eram 50, outros as colocavam em número de 100.

Elas personificavam as ondas do mar, fiavam, cantavam e animavam o mundo marinho. Mudavam sua formas e talvez, eu acho, tenha sido o que deu origem as conhecidas sereias.

Se você prestar atenção nas ondas do mar, talvez, por um milésimo de segundo, possa vê-las, antes da onda se desfazer.

Até a semana que vem... com mais seres marinhos...

Bibliografia Consultada:
Genest, E., Féron, J., Desmurger, M.; As mais belas lendas da mitologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Bulfinch, T.; O livro de ouro da mitologia: história de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.






0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...