segunda-feira, 11 de março de 2013

A Lança: Divindades Aquáticas Greco-Romanas (Parte 2)

Netuno e Poseidon. Deuses do Mar. Um é romano e o outro grego. Os dois governavam os mares, as ondas, as tempestades marinhas. Mas qual a diferença?

O Deus Netuno foi retratado como o seu ancestral Poseidon: os dois possuíam tridentes e eram vistos montados em cavalos marinhos, mas antes de se tornar o poderoso Deus do Mar, um Deus guerreiro, Ele era o pacífico Deus dos Rios. Governava as águas calmas e tranquilas dos riachos ao lado de sua esposa, que também era uma divindade aquática e passou mais tarde a ser comparada com Anfitrite, esposa do Poseidon.

Também dizem que Netuno era o senhor das águas superiores, ou seja, ele comandava as chuvas, o granito e tudo que houvesse de água pelos céus. Depois, tornou-se também o senhor das águas doces, até ser identificado com o mar.

Diferentemente de Poseidon, Netuno não gostava das guerras... O que é de se estranhar vindo de um romano, mas Ele era pacífico, não possuindo a violência e o ardor da guerra que corriam no sangue do grego Poseidon.


Os navegantes antes de se aventurarem nas águas faziam-lhe oferendas e pediam sua proteção, afinal, eles passavam muitas vezes mais tempo no mar do que na terra, era preciso ter uma boa política de vizinhança.

Assim como, o Grego, seus domínios foram dividido após a guerra que havia travado ao lado dos seus irmãos Júpiter e Plutão contra o seu pai.

Seu tridente, seu objeto de poder, fazia tremer a terra, causava maremotos e fazia brotar a água. Ou seja, ele comandava também os períodos de seca e os períodos de inundação.

Netuno era benevolente, possuía a sabedoria do elemento que comandava, assim como sua tenacidade e força. É preciso prestar muita atenção, pois o que traz o prazer as vezes também traz a destruição se não for bem tratado, se não se tiver os devidos cuidados.

Para entrar em contato com este Deus basta sentir o poder que flui através de qualquer fonte de água. Ele está em todos os lugares. Ele protege e cuida dos seus de diferentes formas.


Bibliografia Consultada:
Genest, E., Féron, J., Desmurger, M.; As mais belas lendas da mitologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Bulfinch, T.; O livro de ouro da mitologia: história de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
Netuno.  Enciclopédia Barsa.

Souza, J.; O mito de Netuno. Disponível emhttp://www.vanessatuleski.com.br/mitologia/netjo.htm

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...