quarta-feira, 27 de março de 2013

Universo Simbólico: Iniciativa, a chave da transformação.



Olá pessoal, primeiramente gostaria de pedir a todos os leitores da coluna “Universo Simbólico”, minhas sinceras desculpas pela não publicação nestas ultimas semanas. Enfrentei alguns obstáculos, que agora já transpassados, retorno ao ritmo costumeiro agradecendo de certa a compreensão de todos.

Pergunto logo no início do nosso encontro, quantos de nós já não ouvimos que nada nesta vida seja por acaso? Tenho ouvido este pensamento desde que iniciei meu caminho na Arte e a cada dia ele se auto reafirma, e nestas semanas em que passei ausente comecei a refletir que as coisas podem não ser por acaso, mas se nós não fizermos a nossa parte, seja lá qual for o ramo de nossas vidas, as boas oportunidades aparecerão com menor frequência, se tornarão más oportunidades, ou simplesmente desaparecerão. Sendo assim, me vem á mente a palavra “INICIATIVA”.

A Vontade para o Magista é uma força muito poderosa, que até criam certas mudanças, porém o que adiantaria possui-la numa escala realmente monumental no desejo de realizar algo muito promissor, se não há a força da iniciativa? Nós seres humanos, somos movidos pelo íntimo de nossos desejos e percebemos que são muitas as pessoas que se deixam acomodar em frente as suas ambições por não terem o poder da ação. E ficamos a pensar que essas pessoas já não possuem a ação para realizar coisas próprias, quais garantias teremos de que coisas a favor de terceiros ganhem tamanha força para serem executadas? Uma preocupação, mesmo que saibamos respeitar o ritmo de cada indivíduo, ainda assim para a compreensão de que “Todos somos Um” é um fato importante a ser analisado e revertido.

Transformação= Vontade + Iniciativa

Podemos encontrar no estudo simbólico do “Tetragrammaton”, Pentagrama, estandarte mais utilizado em Bruxaria, algumas referências e incentivos para não acomodarmos no caminho e fazer de nossas ações instrumentos conjuntos com nossa vontade. Se analisarmos esta imagem veremos nela conselhos na riqueza de seus ícones, porém são diretrizes e não regras para serem seguidas cegamente. Segundo o Ocultista Samael Aun Weor, a meditação diária no Pentagrama é muito importante para o Magista, pois ele passa a entrar em contato com seu interior através da linguagem simbólica e mergulha no universo do Divino se harmonizando com estas incessantes energias. Lembremos agora da analogia feita por Cornélius Agrippa, Filósofo, Médico e Mago, que desenhou o Pentagrama como arquétipo do corpo humano e possibilitou a Hierofania do Homem renovado. C.Agrippa representou o homem semelhante a estrela de cinco pontas, onde de braços e pernas abertas e a cabeça elevada representa a parcela humana em contato com o Sagrado natural.

O “Tetragrammaton” possui um acréscimo de signos que tornam as diretrizes de equilíbrio mais explícitas destinadas a quem pratica o caminho oculto. Acima, onde representa a cabeça, vemos o símbolo do planeta Júpiter, o Pai dos Deuses, a representação do extremo Divino. O Guia de todos os pensamentos e responsável por nossas obras. Os Olhos do Espírito sempre abertos, reforça a premissa de jamais ser abandonado no caminho. Júpiter está entre as colunas de Anjos e Demônios o que faz perecer aqueles que visam somente a maldade, motivo este de ser bastante utilizado como signo de proteção. Se observarmos com cautela veremos que na posição dos braços estão gravados os Signos de Marte, onde mostram nossa força espiritual tanto para o combate com para a defesa. Sabemos das influências deste planeta em nossas ações e em praticamente tudo que se encontra abaixo do firmamento. Nas partes inferiores, onde representam as pernas, está o contraponto sob o signo de Saturno, o ceifador, que faz perecer os maldosos. A esquerda da imagem pode-se ver o signo da Lua e a direita o Sol, que nos mostra o reforço das energias masculinas e femininas do Universo. Logo abaixo está o “Caduceu de Mercúrio”, o Mensageiro dos Deuses e acima seu signo, que é a nossa auto realização, seguido de dois cordões entrelaçados (“Idá” e “Pingalá”) que transportam as energias criadoras pela coluna vertebral em direção ao cérebro.

A esquerda da imagem enxergamos o bastão florescido dos reis, uma vara de bambu de sete nós. Uma coluna Dorsal por onde sobe o Fogo Sagrado da vontade. Como já mencionado, a vontade sem Iniciativa não gera transformações definitivas, por este motivo vemos no “Tetragrammaton” abaixo a espada flamejante, a força da Iniciativa e da criação que afasta os males. Existe uma tríade que anseia ser bem trabalhada pelos Magistas: O Cálice, o bastão e a espada, onde o cálice é o Útero de onde provém as bonanças, o bastão, falo fertilizador e a espada da inicialização de nossos feitos.

A palavra TETRAGRAMMATON simboliza o Santo Quatro, onde “TETRA”, é a trindade dentro da unidade da vida. Aparece também o tetragrama sagrado: IOD-HE-VAU-HE, o equilíbrio dos princípios masculino e feminino que nos cerca, assim como o selo de Salomão a direita da imagem, fazendo-nos analisar o quanto o equilíbrio é a Luz do caminho Oculto.

Toda esta riqueza simbólica em apenas uma única imagem, que tem muito a nos oferecer além do que já foi descrito. A meditação diária por Samael Aun Weor se torna bastante eficaz na busca pela introspecção e encontro com o Divino. Faz-nos perceber que além de nosso querer, agir se torna primordial para não cairmos na estagnação. Sendo assim, que possamos acordar e percebermos que ainda temos tempo para realizar o que tanto almejamos, bastando termos “visão”, boa vontade e aceitarmos que o Fogo Sagrado da Espada Flamejante faça parte de nosso ser.·.

A Todos,
Pax, Lux et Nox

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...