quarta-feira, 24 de abril de 2013

Universo Simbólico: O Caminho do Eremita



Olá pessoal, mais uma semana se passou e estamos aqui novamente com mais um tema. Falaremos hoje sobre o Eremita, a lâmina IX do Tarot. Agradecendo desde já a visita, espero que estas próximas e singelas palavras lhes sejam úteis.

Quando em certos momentos da nossa vida nos surpreendemos pensando que é tempo de reclusão, um momento para pensar sobre nossos planos e ações passadas ou decisões a serem tomadas; Quando acreditamos em nosso interior que precisamos aprender coisas novas apesar de nossa idade e do estado em que o nosso corpo se encontra, ou até mesmo nos momentos em que percebemos que a introspecção é a melhor saída para nossos problemas, estamos de certo modo incorporando e adentrando no simbolismo do Eremita.

Olhando para a Lâmina vemos um Ancião, o que nos traz a sensação de um ser dotado de sabedoria. A sabedoria que não veio de uma hora para a outra, e sim, daquela que é conquistada através do tempo e do merecimento. Em uma das mãos ele porta uma lamparina, a que ilumina e nos mostra que o Eremita é incansável na busca pelo desconhecido e são exatamente todas as novidades em seu caminho que o fazem andar em busca do saber. “Só sei que nada sei!” Basicamente este é o lema do Eremita enquanto caminha, pois quanto mais ele descobre novidades sobre si e sobre o mundo a sua volta, mais ele se sente desprovido de conhecimento e é isso que o motiva a sempre ir adiante.

Muitas vezes nós nos encontramos em silêncio somente a observar as situações que nos cercam e refletimos sobre tudo tirando nossas próprias conclusões. Nosso pensamento em certos momentos é o de que nossa solidão na senda Mágicka se dá, pelo simples fato que não há ninguém que possa responder as nossas questões, ou que não haja ninguém que possa nos ajudar, a não sermos nós mesmos. O Caminho do Eremita não é livre de perigos e de obstáculos, porém é toda a sabedoria e os fracassos que ele já passou que o fazem superar cada uma das adversidades e seguir em frente, mesmo que ao desconhecido.

Entre passado e futuro não podemos esquecer que nosso passado nos lembra de tudo o que já adquirimos de bagagem e é o que nos mantêm firmes na jornada. Já o nosso futuro, mesmo incerto, pode ser dual, pois ele nos faz lembrar que o tempo não está ao nosso favor (envelheceremos, a disposição não será mais a mesma, etc.) e pode ser nosso desmotivador se não analisado como a sabedoria já conquistada. Dentro de nossos círculos somos nossos próprios mestres, mas no tempo em que nos encontramos, as dúvidas e confusões rodeiam a nossa mente e nos fazem desviar de nossos caminhos e assim por não darmos a devida atenção ao que já aprendemos passamos a confundir sabedoria com erudição, magia com fantasia, Deuses com arquétipos, ritual com a teatralização e inflando-nos em ego, fazemos questão de mostrar aos quatro cantos do mundo nossos “grandes feitos” e nos esquecemos da humildade e que não há recompensa em mostrar, mas sim em apenas sentir, seja lá em que o nosso coração estiver empregado.

Possuindo o cajado na mão, o Eremita tem sempre o lembrete de que a morte é certa, mas que enquanto ele buscar, a lamparina também não o deixará esquecer que existe uma chama muito mais valiosa do falam os conceitos: A Alma.

No caminho do Eremita há trabalho duro, rotina em prol do crescimento, sacrifícios e submissão. Semelhante a ele nós devemos compreender que onde há tristeza, dificuldades e solidão, existem saídas que nos impulsionam acima e guias que não permitem que nossos passos sejam levianos. A rotina que tanto criticamos nos ensina que a paciência é uma das nossas melhores armas para nos defendermos em nossa jornada, já que a disciplina conquistada será nosso radar rumo ao descobrimento de nós mesmos. Sejamos o Eremita enquanto a nossa intuição nos diz qual o caminho devemos percorrer, pois é dádiva que a Luz esteja em nossas mãos, entretanto uma vez apagada a chama, toda a senda se torna incerta e distante de nossos pés.

A todos,
Pax, Lux et Nox.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...