quinta-feira, 11 de abril de 2013

Caminhando entre as Deusas: Ísis e o Princípio Feminino

Não sei por que estou com vontade de falar da Deusa Ísis hoje. E como Ela não é alguém que deve ser deixada de lado, vamos nós mais uma vez explorar um pouco mais sobre esta Deusa.

Aos que acompanham esta coluna há algum tempo já foi contado aqui a história de Ísis e Osíris. Ísis é uma Deusa Egípcia, conhecida por ter Dez Mil Nomes e bastante poder, tanto que traz seu amado irmão/marido de volta do mundo dos mortos.

Conhecida por seus poderes de Cura e pelas artimanhas para enganar os homens e conseguir o que quer assim como por sua viúves, esta Deusa ainda possuí aspectos bastantes inexplorados por todos nós.

Agora, em março, tivemos o Festival da Benção das Frotas que ainda é comemorado em várias partes do globo. Nesta época do ano, Ísis abençoava as embarcações que seguiam pelo Nilo em busca de vender os grãos que haviam sido colhidos e trocar mercadorias. 

O meio naval sempre foi bastante difundido no Egito e por isso Ísis também ficou conhecida com sua relação com a água. Os egípcios antigos acreditavam que suas lágrimas por Osíris é que enchiam o Nilo e toda vez que sua estrela Sirius despontava no céu, eles sabiam que a Deusa estava de volta a sua forma e a sua melhor forma.

Claro, que tudo isso são alegorias que representam a vida e a morte, a queda e a subida de cada ser humano durante o vai e vem da vida. No entanto, existem significados muito mais amplos para esse mito.

Como, por exemplo, uma iniciação. Talvez, eu já tivesse pensado nisso, talvez não. Mas esta semana lendo o prefácio do Livro dos Mortos do Egito Antigo, o autor, falava que os pedaços de Osíris que foram espalhados pelo país a fora significavam a semente que estava sendo semeada. E agora, vale o velho lema, do Caos vem a Criação. O caos, Seth, despedaçou Osíris e o espalhou, mas foi Ísis, que é o princípio feminino que faz com que ele germine.

Isso nos leva a pensar sobre a importância do feminino e do respeito para com esta força tão antiga e que muitas vezes está tão esquecida. 

Creio que Ísis mostra o arquétipo da provedora, da guerreira, da amante e também do Ser completo. Sua união com Osíris demonstra o equilíbrio entre o masculino e o feminino. E quantas mulheres, e até mesmo os homens, poderiam se espelhar em seus exemplos mitológicos para utilizarem com melhor sabedoria a sua Potência Divina? As suas Palavras de Poder? Que era outra coisa que os egípcios presavam muito, as Palavras de Poder, e Ísis, ao lado de Thot, era quem mais sabia lidar com esse jeito de se fazer magia.

Mas o que será que significa Palavras de Poder hoje em dia?

Quantas vezes vocês param para pensar no que andam dizendo ou até mesmo pensando? Quantos aqui estão respeitando sua porção feminina? Dando voz a sabedoria que faz com que as sementes germinem? Palavras de Poder é toda palavra, símbolo ou pensamento, na minha opinião, que verbalizamos de formas concretas e abstratas. 

Mas, muito do respeito e da reverência que os antigos tinham, se perderiam na correria do dia a dia e dessa forma muito Poder está sendo desperdiçado. Ísis para mim é o Princípio Feminino da Força, ou a que melhor representa para mim este princípio e por isso é preciso que honremos em nós está força. Dessa forma também estaremos honrando esta Deusa. 

Seu poder retira os véus da ilusão aos quais estamos presos neste plano. É hora de voltar para casa e encontrar a luz e explorar o desconhecido que está além do que podemos ver, que está além do que podemos imaginar.

Meditem com Ísis, percebam os vários véus, as várias faixas antigas e armazenadas nos quais estão presos, tão qual a múmia inerte de Osíris. Ouça o chamado da Deusa para que cresça e germine novamente a sua vida e a dos seus. É hora de construir um novo início!

Boa semana para todos e até a próxima!

Bibliografia Consultada:
- O Livro dos Mortos do Egito Antigo - Anônimo.
- Símbolos e mitos do Antigo Egito: Deuses, mitos e cultos. - R.T Rundle Clark
- O Egito Invisível e o poder dos símbolos: a verdadeira essência da tradição sagrada mais fascinante da história. - Fernando Schwarz

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...