segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Lança: Cernunnos


Um dos principais Deuses Celtas, O Cernunnos, o Deus Chifrudo, era considerado o símbolo de vitalidade, força e fertilidade.

Igualado ao cervo, os tamanhos dos cifres, demonstram o quanto de Poder possui o Macho Alfa.

Seu culto cresceu quando os humanos começaram a notar que os homens também participavam do papel da criação, sem entender direito como, mas sabendo que as mulheres e as fêmeas dos animais só davam à luz quando copulavam com um homem ou um macho.

Como o cervo era um dos animais mais férteis do ambiente que os Celtas observavam foi facilmente identificado com o Deus que preenchia a Deusa.

Se tornando o Grande Pai de todas a floresta. Metade homem, metade animal, vivia de acordo com o ciclo das estações. Morria em sacrifício à terra. Para fertiliza-la com seu sangue. A Grande Mãe Terra, o recebia em seu ventre e o gerava durante todo o inverno, ao nascer simbolizava o retorno do sol, seu crescimento era comparado ao sol que cada vez ficava mais forte e trazia novas esperanças aos que viviam. Na primavera, apaixonava-se pela Jovem Deusa Terra que resplandecia em beleza e novamente começavam o caminho para o sacrifício e a morte.

Uma grande história de amor, um grande ciclo infinito, demonstra o quanto estamos imersos em um ciclo onde tudo nasce e perece e todos ganhos vem com sacrifícios. Nada se perde e tudo se transforma. O Deus Morto é aquele que fertiliza a Grande Deusa dando assim origem a todas as coisas.

Estamos chegando ao momento do recolhimento. Onde o sacrifício com dor gerará novas sementes. É no inverno que nos recolhemos e refletimos nós preparando para todas as maravilhas e experiências enlouquecedoras que vem com o sol escaldante.

Bibliografia Consultada:
Minidicionário Compacto de Mitologia, Editora Rideel.
COSTA, A. . E. C. da; Sabedoria e Magia Celta: princípios do druidismo.

2 comentários:

Moacir N. B. disse...

Este artigo está sem fundamentos. Wiccanizaram o Deus, tal como os cristãos cristianizaram alguns Deuses a santos.
Acho que deviam ter mais cautela ao escrever artigos com bases de outros sites, porque isto fala mais do Deus Cornudo do que o próprio Deus Cernunnos. E um comentário é sempre construtivo, por isso espero o ver aprovado.

Douglas Phoenix disse...

Moacir, estarei repassando suas críticas a autora do texto para ela poder te dar uma resposta e, caso necessário, fazer as devidas correções.

Obrigado pelo comentário.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...