A organização internacional 'Nova Roma', instituição dedicada ao estudo e reconstrução da cultura da Roma Antiga, retoma a construção do Templo de Júpiter, saqueado em setembro deste ano na Ucrânia. O templo que estava sendo construído pela organização e pelo grupo de cultuadores da Deorum Romani, em homenagem a Júpiter Perennus, foi vandalizado por cristãos radicais às 4hs do dia 26 de setembro. O sacerdote responsável pelo templo, Flamen Dialis Marcus Corvus, foi hospitalizado com alguns ferimentos quando tentou proteger a construção, mas logo teve alta.
A cobertura do altar fora pixada com a cruz ortodoxa, a bandeira do templo fora rasgada e outras coisas mais foram feitas no templo e na casa do sacerdote. Em entrevista, Corvus afirmou que desde o ataque não houve mais incidentes de intolerância. Não é a primeira vez que ataques como estes acontecem na Ucrânia e na Rússia. Em Poltava (cidade onde o templo está sendo construído), pelo menos dois ataques a santuários pagãos aconteceram nos últimos 10 anos. O sacerdote ainda afirma que os ataques são originados por radicais ortodoxos, que não toleram o crescimento da comunidade neopagã no país.
Cães de guarda, vigias armados e aparelhos de segurança foram colocados no templo que deve retomar a construção neste mês. A construção também recebe doações de instituições e de pagãos de todo o mundo. Segundo o sacerdote, se tudo der certo, o templo deve ser entregue no festival de Saturnália do próximo ano.
Texto de Douglas Phoenix
0 comentários:
Postar um comentário