quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Universo Simbólico: O Ba-guá




Olá pessoal! Hoje quarta-feira, dia regido por Mercúrio influenciando mais ativamente as pessoas do signo de Escorpião com os dons da comunicação e a abertura de canais para a aquisição de conhecimento. Um ótimo dia para todos vocês!

Bom, levando em consideração que a maioria das coisas existentes são movimentadas a base de influências, podemos perceber que bem mais que ser influenciado é compreender tais sinais da natureza e também aqueles sinais que não provém dela, para termos uma visão mais ampla de nossas próprias vidas e do mundo que nos rodeia. Sendo assim iremos falar um pouco a respeito de uma forma de Oráculo voltado para o autoconhecimento e para desvendar as manifestações da vida, que está presente nocotidiano dos orientais e que perduraram as eras e alcançou os nossos tempos fazendo com que esse milenar conhecimento fosse incorporado a algumas das praticas de Magiah moderna: O Ba-guá e o I-Ching.

Muito comum encontrarmos Magistas que se especializam nesta prática de Arte Divinatória e através dela realizam uma soma de conhecimento diferencial, mas que faz parte de um todo. O Ba-guá como o mapa de auxílio para o entendimento do Universo e o I-Ching (que falaremos melhor na próxima semana) como Luz que ilumina o caminho a ser trilhado e a sabedoria que desvenda os mistérios naturais. Além de ser utilizado como forma de Arte Divinatória também é bastante utilizado como talismã (devido a sabedoria milenar do I-Ching) e pode ser encontrado nas portas de entrada das casas e na maioria das vezes é tido somente como um mero objeto de decoração.

O Ba-guá ou Pa-Kuá ( “Pa”= oito,“Kuá”= lado)  é um octógono com oitotrigramas ou Hexagramas em seu interior e possui normalmente um espelho em seu centro, mas também pode ser utilizado com o símbolo do Yin-Yang, onde Yang é representado pelo “Yang Yao” ( - ) e o Yin é representado pelo “Yin Yao” ( - - ).Ele é considerado o mapa da harmonização, o arquétipo da perfeição e a representação gráfica das características das manifestações naturais de transição entre o Céu e a Terra para favorecer uma vida equilibrada. O Número oito remete ao símbolo do Infinito e é considerado o número dos novos começos, não sendo leviana a utilização desta quantidade de lados nas pias batismais simbolizando uma nova vida que se inicia.


Representando também as oito direções e os oito ventos, o Ba-guá bem utilizado é uma das melhores maneiras para se encontrar a harmonização energética do lar e o caminho mais adequado para o alcance do bem-estar. Como dito acima, O Ba-guá combina a sabedoria milenar do I-Ching e a intenção de produzir mudanças positivas. Com esse instrumento, podemos localizar as oito áreas da vida - Trabalho, Espiritualidade, Família, Prosperidade, Sucesso, Relacionamentos, Criatividade e Amigos e harmonizar os ambientes de acordo com os ensinamentos do Feng Shui, o método de Harmonia (que virou modinha nos últimos anos).

Existem muitos métodos que podem se adequar ao Ba-guá e um deles é a aplicação da numerologia que de certa já faz parte da sua história propriamente dita e a utilização de Quadrados Mágicos que já conhecemos.

Conta à lenda que o sábio imperador Fu Hsi teve essa inspiração ao ver sair das águas do Rio Amarelo uma tartaruga negra gigante.Observando-a cuidadosamente, viu que o casco da tartaruga representava um quadrado sem pontas - as bordas do casco de uma tartaruga são ovaladas - com 9 divisões iguais.

Os números de, 1 a 9, dispostos de forma a somarem 15, em qualquer coluna (Um Quadrado mágico).

1.   simboliza o homem, a iniciativa.
2.   a parceria.
3.   a expansão, a luz.
4.   a estabilidade.
5.   o número do meio, da flexibilidade, da transição, do Yin e do Yang.
6.   o número da comunidade do Bem, dos amigos, da inspiração vinda do alto.
7.   o número da reflexão, da contemplação.
8.   o número do infinito, do espiral do conhecimento, do balanço de vida.
9.   o número da auto realização, da meta atingida, do sucesso.

Este é somente um método dentre tantos existentes para obter resultados com esta ferramenta poderosa. Existe alguns detalhes que devem ser compreendidos com atenção para um bom uso de seu Ba-guá: Sempre o pendure do lado de fora da casa acima da porta de entrada, jamais dentro. Se o espelho central, que serve para redirecionar as energias “Sha” (“sha”=negativa) quebrar, substitua-o assim que puder.

No mais, acredito que foi desvendado um pouquinho do todo que esta ferramenta pode nos oferecer. Espero que o que foi falado sirva para melhorar os seus dias e trazer a harmonia para o seu lar.

A Todos,
Pax,Lux et Nox.


Fonte: YI JING (I CHING): A FONTE DE CULTURA DA CHINA

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...