quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Universo Simbólico: I-Ching, o Canhão das Mudanças.



Olá pessoal, na semana passada falamos sobre o caminho para a transformação e harmonização das nossas vidas através da compreensão das energias naturais que podem ser encontradas em tudo a nossa volta e que com a influência das forças Yin Yang que formam oito “Trigramas”, (Céu, Terra, Água, Fogo, Vento, Trovão, Montanha e Lago.) onde cada um deles é espalhado pelo octógono de forma que os opostos se encarem e essa junção denomina-se “Ba-guá”.  Na postagem de hoje ainda dentro da cultura oriental entenderemos um pouco sobre Arte Divinatória que deu origem ao Ba-guá, muito difundida na China por ser uma prática muito eficaz e por também manter viva toda a beleza de suas tradições.

O I-Ching ou o “Canhão das Mudanças” é considerado um dos Oráculos mais antigos da história, onde sua filosofia prega que tudo na Natureza flui como um rio e assim todas as mudanças fazem parte da Lei Universal e do ciclo natural das coisas. Aqueles que buscam o equilíbrio para suas vidas sentem-se destinados a trilhar os caminhos dos “Trigramas” e através deles se autoconhecer para então assim poder compreender o próximo e a todos a sua volta. O “Yang” representando o masculino, o positivo, o Sol, a luz e a ação, enquanto o “Yin” representa o feminino, o negativo, a Lua, as sombras, a passividade e a Água. Nessa distribuição de 64 hexagramas obtida pela combinação de seis linhas formadas pelas energias Yin (- -) e Yang (-), são reveladas todas as influências que atuam sobre os indivíduos em seus múltiplos aspectos (sentimentos, família, finanças, amor, etc.).

Quando trabalhamos com o “I-Ching”, trabalhamos com o “Ba-guá” e por consequência estamos sobre as diretrizes do “”Feng Shui”, que é uma ferramenta para nos auxiliar a nos conectar com as leis que regem a Natureza, trazendo o Equilíbrio e a Plenitude de nossa natureza humana para nossas vidas. Quando precisamos pregar um prego na parede, conhecemos a força que tem a ferramenta correta, no caso o martelo, em nos auxiliar a conseguir nosso intento. Assim acontece com o Feng Shui: quando desejamos de fato essa harmonia com os elementos responsáveis pela Vida – o Sol, a Água, as Plantas, a Terra, o Fogo, as Rochas e Cristais, utilizamos o Ba-guá para nos auxiliar nessa nossa intenção, como também podemos utilizar do I-Ching para obter respostas.

Além do que podemos imaginar, existem múltiplos métodos que foram adotados para a utilização deste Oráculo e assim fazer sair detrás dos véus as respostas que procuramos para saciar nossa curiosidade a respeito do nosso futuro. O I-Ching pode ser utilizado com gravetos, moedas, etc. Deixarei para vocês o método que acredito ser o menos complicado, porém muito eficaz para os aspectos de nossas vidas que foram mencionados acima, quando desejamos um conselho rápido em tempos de verdadeira correria.

O Uso do I-Ching com 3 moedas


Primeiramente se deve ter o significado dos 64 Hexagramas (não é difícil de ser encontrado) para que possamos obter as respostas de acordo com o que for extraído do Oráculo. Depois devemos possuir as três moedas para que com elas possamos formar os hexagramas a partir das tiragens e em seguida nomeá-las de acordo com as forças Yin Yang. Quando o resultado for “Coroa” será atribuído o sentido de Yin (- -) e “Cara” para Yang (-).
Pense na questão que deseja saber e segurando firmemente as moedas jogue-as no solo e observe os resultados. Se Cair “Coroa”, trace em um papel (de baixo para cima) duas linhas seguidas, o princípio Yin (- -). Se cair “Cara”, trace uma linha contínua, o princípio Yang (-). Em apenas duas jogadas podemos obter o Hexagrama desejado(em cada uma concentrando-se na pergunta feita).

Consideremos duas jogadas da seguinte maneira:

1-    Cara, Cara, Coroa.
2-    Coroa, Coroa, Coroa.

Obtemos o hexagrama para a nossa resposta:

20 kuan- A Perspectiva

 
 “Nos aconselha a baixar a cabeça e equilibrar o Orgulho. Visa a chegada de novos horizontes e oportunidades tentadoras, mas é necessário que se pense com calma sobre todas elas.”

Sendo assim, podemos através deste método utilizar o I-Ching e desfrutar de seus benefícios somados as suas outras Artes paralelas que são de extrema sabedoria e importância para os povos Chineses. Uma Arte divinatória que pode ser mais uma ferramenta no auxílio do Magista para o autoconhecimento e harmonia com os ciclos naturais do Universo.

Nascemos para caminhar rumo a nossa Felicidade e não devemos aceitar menos que isso, pois nesses tempos de desequilíbrio devemos colocar nossa confiança em nossas intuições e passarmos a dar mais valor a nossa essência. Sejamos fortes e respeitosos, pois a harmonia se encontra em respeitar as diferenças. Libertarmos de todo o medo que nos desvia do caminho da “Luz” e sendo assim, acreditarmos que se separados podemos criar grandes feitos, juntos poderemos de fato e sem hipocrisia, tornarmos o mundo bem melhor.

A Todos,
Pax, Lux et Nox.

Fonte: YI JING (I CHING): A Fonte de cultura da china.
DELLAMONICA,J. Diário de Magia: Manual de Esoterismo; Madras.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...