segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A Lança: Dionisio (Parte 1)

Deus Grego, senhor do vinho, do êxtase e da alegria. Seu nome provêm da união de dois radicais: dias (Deus) e nisso ou nissa (suposta cidade de origem deste Deus). 

Acredita-se que Ele vem para ensinar os homens a romper os caminhos para seus isolamentos,por isso, Ele  também é considerado o Deus da socialidade.

Segundo Homero na Ilíada, Zeus apaixonou-se por Seméle. Hera morta de ciúmes fez com que Seméle caísse em uma armadilha. Lhe contou que na verdade a mortal estava apaixonada por outro mortal e que se ela não acreditasse, pedisse a Zeus para mostrar a sua verdadeira forma. Contudo, qualquer mortal que veja a face verdadeira de um Deus, acaba por morrer, pois seu corpo não está preparado para ver a grandiosidade deste Ser.

Pois bem, Semele insistiu e insistiu e Zeus cedeu e ao mostrar-se em todo seu esplendor, Seméle pegou fogo. Ela estava grávida do Deus e este correu para salvar seu rebento. Tirou o feto de seis meses de dentro do ventre de sua amada e colocou-o em sua coxa para que a gestação se completasse. Sendo assim, nasceu  Dionisio, aquele que "tem os segredos dos caminhos para a redenção das almas" (Hesíodo, O escudo).

Ele cresceu sob os cuidados de Hermes e das ninfas das florestas. 

As festas feitas em suas homenagens ocorrem para lembrar aos homens como é bom comemorar, vivenciar o momento e relembrar os tempos em que vivíamos como imortais, junto aos Deuses.

Até a semana que vem com mais informações sobre este Deus.

Referências:
SALIS, V. D.; Mitologia Viva.
http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0184

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...