segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A Lança: Thot (Parte 2)



O panteão egípcio, como alguns devem saber, às vezes torna-se um pouco confuso. Por isso irei contar algumas lendas que conheço de Thot, sem me preocupar com a posição que elas ocupam na história deste panteão, combinado?

Umas das que eu acho mais belas ocorreu antes de Osíris, Ísis, o Hórus mais velho, Set e Néftis nascerem. Na verdade, é só porque ela existe que eles nasceram. 

Conta-se que Gheb, o Deus-Terra, ao saber que sua esposa estava grávida proibiu-a de ter os filhos em qualquer dia do calendário vigente. Ele não queria ser destronado.

Nut, a Deusa-Céu, ao saber da proibição imposta pelo marido ficou muito triste e sem saber o que fazer com a prole que carregava em seu ventre. Durante meses vagou com seus filhos dentro de si, chorava e se perguntava o que poderia fazer. 

O Deus Thot, no entanto, nutria um certo amor por Nut e não aguentava mais ver sua amada tão triste. Então, foi até Ela e disse-lhe que arranjaria uma solução para o seu problema, que Ela não se preocupasse.

Ele, então, afastou-se e pôs-se a pensar em como poderia resolver aquele problema. Depois de um tempo, teve uma ideia: Gheb disse que seus filhos não poderiam nascer em nenhum dia do calendário vigente, mas e se eles nascessem fora deste tempo?

Thot era o Deus da sabedoria e do tempo, se vocês bem lembrarem, e para ele não foi difícil modificar o calendário e fazer surgirem cinco dias que não existiam antes, os quais foram acrescidos no calendário: no primeiro dia nasceu Osíris, no segundo nasceu Ísis, depois o Hórus mais velho, no quarto e no quinto, Set e Néftis. 

Thot ajudou sua amada e assim Ela tornou-se também a mãe de todos os Deuses.

Outra história conta o castigo que Ele deu ao Hórus mais novo, filho de Ísis e Osíris. Hórus e Set estavam em uma batalha longa pelo poder do Baixo e do Alto Egito. Hórus era o herdeiro legítimo do trono, mas este havia sido tomado por seu tio Set, quando matou seu irmão Osíris, pai de Hórus. O garoto cresceu sendo treinado para vingar a morte do pai e recuperar o trono. Era o verdadeiro Deus da guerra.

Pois bem, um belo dia estavam os dois engalfinhados em uma luta feroz pelo Rio Nilo. Ísis e Néftis a tudo assistiam, e em dado momento Set machucou Hórus gravemente, ficando em vantagem. Ísis socorreu seu filho, equilibrando novamente a luta. Um pouco mais adiante, foi Hórus quem machucou Set gravemente e este sem ter a quem recorrer usou do seguinte estratagema: "Oh, minha irmã Ísis, você ajudou o seu filho e não irá ajudar o seu irmão? Assim a luta torna-se injusta!". Apelando para a justiça e para o amor incondicional de sua irmã, esta não teve o que fazer a não ser ajudá-lo também. 

O gesto de Ísis deixou o seu filho furioso. Como Ela pôde ajudar a pessoa que matou seu marido e tentava matar também o seu filho? Em um ímpeto de raiva ele decepou a cabeça de sua mãe, deixando todos os outros Deuses consternados com o que estavam vendo. Thot deu-lhe uma lição e retirou os seus olhos, enquanto este dormia (o que acontece depois disso, fica para uma outra história).

De outra vez, a pedidos de Ísis, Thot parou o tempo para que ela conseguisse salvar seu filho Hórus, que havia sido picado por uma cobra que Set havia mandado.

Então, existem várias histórias sobre este Deus. Estas são alguma das mais famosas. Contei-as de cabeça, visto que meus livros sobre o Egito estão emprestados. Mas semana que vem falarei um pouco sobre como entrar em contato com Ele, para aprender com a sabedoria do tempo. Até lá!

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...