sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Templo da Idade da Pedra encontrado em Orkney pode ser mais importante que Stonehenge

Big draw: Britain's earliest examples of artwork have been found on the walls at the Orkney siteArqueólogos encontraram em Orkney - arquipélago situado ao Norte da Escócia - um templo datado de cerca de 5000 anos que, segundo eles, poderia ser mais importante do que o tão famoso círculo de pedras de Stonehenge. O Sítio arqueológico, conhecido como Ness de Brodgar, foi investigado pelo documentário 'A História da antiga Grã-Bretanha', produzido pela BBC2 documentary e apresentado por Neil Oliver. O sítio foi descrito como "a descoberta de uma vida".

Até agora, as ruínas de 14 edifícios da Idade da Pedra foram escavados, porém aparelhos tecnológicos de geofísica térmica revelaram ao todo 100 construções, formando uma espécie de templo recinto. Até o momento Stonhenge tem sido considerado como o centro da cultura neolítica, mas agora este título pode pertencer ao Sítio em Orkney, que possui as pinturas de parede mais antigas de toda a Grã-Bretanha, até onde se conhece.

"A escavação de uma vasta rede de construções em Orkney é o que nos permite recriar todo um mundo da Idade da Pedra. É a abertura de uma janela para todos os mistérios religiosos do Neolítico", afirma Oliver 

'More important than Stonehenge': The temple precinct being uncovered in Orkney contains 100 Stone Age buildingsOs especialistas acreditam que as descobertas vão esclarecer algumas questões e revelar um pouco do modo como as pessoas viam o mundo divino, terreno e a cosmologia dessa cultura. Nick Card, arqueólogo da Universidade de Highlands and Islands, disse: "Esse sítio é o sonho de qualquer arqueólogo. A excitação do mesmo nunca desvanece. Um sítio como este é único"

O professor Mark Edmonds, da Universidade de York, por sua vez, descreve a escavação como "um sítio de importância internacional". Algumas partes do templo encontrado são 800 anos mais antigas que as de Stonehenge, situado 500 km ao sul, em Wiltshire

O sítio encontrado está muito próximo do círculo de pedras de Ring of Brodgar (Anel de Brodgar) e da Standing Stones of Stenness (Pedras em pé de Stenness), além de ser cercado por um muro que pode ter possuído inicialmente 10 metros de altura. Arqueólogos encontraram linhas vermelhas em zigue-zague em algumas das paredes dos edifícios interiores, onde eles acreditam que sejam manifestações artísticas da Idade da Pedra - os mais antigos já encontrados. 

Até o momento, apenas 10% do sítio foi examinado, e alguns especialistas afirmam que deve-se demorar décadas até que todo o sítio seja analisado.

Traduzido por Douglas Phoenix
Fonte: Daily Mail

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...