quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Caminhando entre as Deusas: Oxum

Oxum é uma Deusa Africana proveniente da tribo Yoruba e possuía um rio (Osun) que dá origem ao seu nome, por isso é conhecida como Deusa das águas doces e das cachoeiras. Ela é a principal divindade do Oshogbo (ou Osogbo), cidade da Nigéria. Também chamada de Rainha de Ijexá.

A história de como Oxum transformou-se num rio é a seguinte: Oxum desejava o Deus Xângo (Deus do fogo) que era consorte da Deusa Obá (Deusa guerreira e das águas revoltas). Oxum pregou uma peça em Obá, contou para Ela que Xângo prefiria a sua comida e que o segredo era que ela colocava pedaços de sua orelha na sopa. Obá ficou convencida da história e para não perder seu consorte fez a mesma coisa que Oxum disse que fazia em sua comida, isso fez com que a sua comida ficasse com um gosto horrível. Xângo ficou bastante irritado e muito pior quando viu sua consorte mutilada. E quando Oxum chegou tirando onda da cara de Obá, Obá atacou-a. E as duas Deusas transformaram-se em rios. Dizem que onde as águas dos dois rios se encontram, ainda hoje há turbulências.

Oxum possui vários nomes: no Brasil, ela é Oxum, onde rege as águas doces; no Haiti, é conhecida como Erzulie-Freda-Dahomey; e, em Cuba, é Ochun ou Nuestra Señora de La Caridad, patrona da ilha. 

Acredita-se que Oxum cura através do amor, seja as doenças físicas, seja as doenças da alma ou ocasionadas pela falta do amor. Por isso, o post de hoje traz a seguinte reflexão: como estamos lidando com o nosso amor? Como vocês estão lidando com a beleza que existe dentro de vocês? A sensualidade? O calor e o brilho que existe dentro de cada um de nós? É isso que Oxum vem lembrar! É isso que ela calmamente nos pergunta e com seu gingado nos lembra, que pra viver bem e feliz é preciso amar e sensualizar, como diria um amigo meu!

Ela adora espelhos para ver sua imagem refletida e apreciar sua beleza. Adora o dourado e o cobre para se enfeitar e melhorar ainda mais sua aparência. Além da água, claro! Por isso, da próxima vez que tomar um banho, seja de chuveiro, de rio ou de cachoeira, lembre de Oxum, e imagine uma áurea dourada envolvendo seu corpo, sinta sua energia ser regenerada e saia revigorado (a) desse banho. Ao sair tome outro banho de hidrante, se enfeite, se embeleze, se olhe no espelho, sinta o seu poder, agradeça a Oxum e conquiste o mundo, assim como Oxum conquistou Xângo! 

Beijocas estaladas no coração de todos e muita magia e sedução nesse final de semana!!!!
Rosario Câmara

Referências Bibliográficas:
- DONATELLI, M. (coord.); O livro das Deusas – Grupo Rodas da Lua.  São Paulo: Publifolha, 2005,  p. 88;
- MARASHINSKY, A. S.; O oráculo da Deusa: um novo método de adivinhação. São Paulo: Pensamento, 2007, p. 145 a 1147
- MONAGHAN, P. ; O caminho da Deusa: mitos, invocações e rituais. São Paulo: Pensamento, 2009, p. 192 a 199.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...