terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Chuva de Meteoros enfeitam o céu na madrugada desta quarta-feira

Na madrugada desta quarta-feira (04), o Brasil poderá presenciar um grande fenômeno da astronomia. Por volta das 2h da madrugada da terça (03) para a quarta (04), ocorrerá uma chuva de meteoros, denominada Quadrantídeos, em uma intensidade prevista de 40 a 95 meteoros. A região Nordeste se destaca como a melhor região do país para observação do fenômeno, por conta da proximidade com o Equador.

De acordo com o coordenador do núcleo de astronomia do IFPE (Instituto Federal de Pernambuco), o professor Guilherme Pereira, se define como quadrantídeos, a passagem da Terra em uma nuvem formada por estes pequenos corpos (meteoros) remanescentes da formação do Sistema Solar, mais conhecidos por meteoros ou estrelas cadentes. "Este é um fenômeno que acontece em média oito vezes por ano e agora vai passar pelo hemisfério Norte. Neste momento, vários meteoros atingirão a atmosfera do planeta", comenta.

Por ficar em uma área mais próxima do Equador, Norte e Nordeste do Brasil, além de outros países localizados no hemisfério norte, terão o privilégio de visualizar o risco de meteoros queimando na atmosfera. "Os meteoros, também chamados de estrela cadente, vivem cruzando a atmosfera. Em sua maioria, queimam no ar, ou caem no oceano. Agora, a quantidade de meteoros cruzando o céu será bem maior", complementa o professor.

O Núcleo irá acompanhar de perto o fenômeno, com dispositivos próprios para observação. A população poderá acompanhar a chuva de meteoros a olho nu ou com um pequeno binóculo. "Procure um lugar mais alto, com algum binóculo ou até mesmo máquina digital. Sempre observando para o Norte", afirma o professor.

Fonte: NE10

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...