segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bruxa protesta contra distribuição de bíblias em escolas públicas


Depois de sua filha receber uma Bíblia na escola, bruxa protesta para que escolas distribuam livro de feitiçosGinger Strivelli é seguidora da Wicca - a vertente mais popular do movimento Neopagão -.Strivelli está questionando as autoridades americanas de não ter o mesmo direito que o grupo missionário Gideões em distribuir seu “livro sagrado” nas escolas públicas.

Os Gideões Internacionais entregaram várias caixas de Bíblias na secretaria da escola North Windy Ridge, onde a filha da bruxa estuda. Todos os estudantes interessados podiam levar um exemplar para casa, e quando sua filha chegou em casa com um exemplar do livro sagrado ela questionou que as escolas não deveriam distribuir materiais de apenas uma religião.
Segundo Strivelli a escola respondeu que disponibilizaria da mesma forma textos religiosos doados por qualquer grupo. Porém ela diz que quando apareceu na escola levando livros de feitiços da Wicca foi mandada embora, e por isso decidiu protestar.
A história ganhou notoriedade na mídia e levou o conselho escolar a emitir uma nota oficial dizendo: “No momento estamos revisando políticas sobre essa prática com os advogados do conselho escolar. Durante este período, nenhuma escola no sistema estará aceitando doações de materiais que defendam uma determinada religião ou crença”. A decisão do conselho deve sair até o dia 2 de fevereiro.
De acordo com a Fox News Michael Broyde, professor e pesquisador no Centro para o Estudo do Direito e Religião da Emory University falou sobre o tema. Ele disse que “você deve abrir as escolas públicas para todo tipo de material religioso, ou você pode proibir todo tipo de material religioso”. O processor completou afirmando: “Você não pode dizer: Vamos distribuir material religioso, mas apenas de uma fé em particular”.
Strivelli afirmou ainda que muitos pais cristãos que tem filhos na North Windy Ridge apoiam seu protesto. Ela explica a posição dos pais cristãos dizendo que é “porque, entendem que não gostariam de ver na porta da escola as Testemunhas de Jeová distribuindo suas revistas ou católicos entrando ali distribuindo Rosários”, e enfatiza “do mesmo modo eu não gostei de saber que distribuíram Bíblias”.
Essa questão da mistura entre religião e estado tem causado polêmicas por todo o mundo e a discussão envolvendo escolas já causou problemas também na Alemanha e na Irlanda.

1 comentários:

Luminis disse...

Vou dizer aquilo que falei no site da publicação deste artigo:

Creio que o respeito ao outro faz parte de toda a religião seja ela crsitã, wicca, hindu, budista ou qualquer outra. A religião de um não pode de forma alguma prevalecer sobre a de outro pois devemos saber que não somos os únicos no mundo. Se é direito dos cristãos distribuir bíblias, também deve ser direito das outras religiões distribuir livros que falem sobre ela. Ou libera-se tudo, ou corta-se o vinclo das instituições de ensino e do Estado em geral com a religião.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...