terça-feira, 8 de outubro de 2013

A problemática das pseudo-previsões oraculares e suas tendências (Parte 1)


A pedido do fundador do grupo no facebook "Magos do Brasil", o Sr. Israfil, venho falar-lhes a cerca das “previsões” feitas pelos mestres de oráculos sobre o futuro ou a natureza dos homens. Peço que caso haja algum adepto do paganismo ou das mancias que não sinta-se ofendido, caso meus raciocínios contraponham suas crenças ou atividades.

Primeiro pretendo deixar claro o alvo de meus comentários e qual via de investigação utilizei para alcançar minhas conclusões, pretendo iniciar falando sobre o que chamo de oráculo, a natureza do tempo e em especial a respeito do futuro e as ações humanas.

Quando refiro-me a oráculos, estou me referindo a eles de forma vulgar, atentado ao que é exposto e não ao que é de fato, uma vez que não participo dos círculos internos de tais grupos não possuo qualquer habilidade de falar sobre seu íntimo e suas atividades ou a forma como procedem. Desejo falar aqui sobre aqueles que se expõem e tão diligentemente se oferecem ávidos a mostrar o futuro para desconhecidos, seja por dinheiro ou por fetiche.

Os oráculos prometem revelar aos homens situações que ainda não ocorreram, situações que já ocorreram e que não são do conhecimento de determinado sujeito ou ainda se oferecem para revelar aspectos de sua personalidade ou a forma como o individuo deveria agir. Essa arte que busca o status de divinatória é conhecida desde os tempos antigos e miraculosamente sobreviveu a idade da razão chegando ao nosso tempo.

A questão que desejo levantar primeiramente é se há alguma possibilidade de dizer um futuro sem nenhum dado presente que me permita deduzi-lo. Ou se há a possibilidade de falar sobre um fato passado sem possuir nenhum dado histórico que me leve até ele. Tais ações que são prometidas pelos oraculares serão postas agora em investigação, e mesmo que eu não seja capaz de ou negar tais habilidades, espero ao menos ter avançado o suficiente para que um homem mais habilidoso possa vir a fazê-lo.

Falando sobre o futuro, darei exemplos de previsões feitas por indução e previsões miraculosas; Previsão por dedução: João pega determinada pedra a ergue e em seguida a solta percebendo que ela busca o ponto mais baixo, ao repetir esse processo diversas vezes e guardar os múltiplos ocorridos na memória cria um único juízo universal que afirma; “sempre que uma pedra é erguida e em seguida solta, ela buscará o ponto mais baixo alcançável”. Partindo desse principio João sabe que se voltar a repetir o processo a pedra cairá no chão, ele prevê o fato antes mesmo que ocorra.

A previsão exposta acima é feita utilizando um princípio de causalidade, mesmo parecendo um método seguro, ele é falho, não é capaz de dizer o que será, mas o que será provavelmente.

Previsão oracular ou milagrosa: Cigana Maria recebe um cliente em sua tenda, joga para ele as cartas enquanto o cliente lhe conta suas preocupações e pergunta se a filha arranjará um bom partido livrando sua família da miséria eminente, a cigana em repentino lhe dá uma receita mágica de sedução (basicamente um modo teatral de aconselhar situações possíveis para casar a filha com pessoas de melhores situações) e lhe responde “feito isso, sua filha poderá casar-se com um bom partido”. 

Na pior das hipóteses se a moça casar-se com um pobretão ou simplesmente não se casar, a cigana não terá cometido erro algum, já que em nenhum momento ela fez uma afirmação categórica, apenas disse que partindo de determinadas ações o fim desejado poderia acontecer. O poderia aparece nestas “previsões” como um impulso de esperança para o pobre cliente e um ímpeto para galgar o desejo, caso a moça chegue a se casar a cigana será vista como uma grande profetiza, caso não, será apenas mais um cliente que dirá não acreditar em misticismo deixando o fato cair no esquecimento.
(continua)

1 comentários:

Sandro Ivo disse...

Na verdade esperava mais do texto quando li o enunciado e li o primeiro parágrafo. Não sou vidente e nem utilizo métodos de vidência para fins comerciais, apenas gosto de polêmicas. Mas vou esperar a segunda parte. Gostaria só de atentar para um fato: no meu entendimento de magia o sobrenatural não existe, mas acredito em algumas formas de previsões, o que leva a crer que pra mim a previsão não é algo sobrenatural. Imagino que vá falar algo sobre isso, mesmo se não for obrigado pelo texto é sempre bom pessoas que com suas palavras, escritas ou ações nos levam a Pensar.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...