Se o tempo permitir, observadores de todo o Brasil poderão contemplar o fenômeno, que acontecerá entre as 19 e 23h do dia 18/10. Observadores da América do Norte oriental, Europa e Ásia ocidental também poderão ver.
às 20h50, acontecerá um eclipse parcial da lua, fenômeno no qual quase metade visível do satélite natural fica levemente sombreado com uma tonalidade de vermelho claro. O Observatório da Sé preparou uma programação especial para o episódio, das 20h às 22h, com a presença de monitores especializados, observação visual e telescópica, além de exibição de vídeos sobre a lua e seus movimentos em torno da Terra. O fenômeno poderá ser visto a olho nu ou com binóculo 50 mm x 7.
O horário para acontecimento do eclipse parcial - ou penumbral - da lua é o previsto para a posição geográfica de Olinda, mas pode servir de referência para o restante do Grande Recife. Das 18h53 às 22h48, a luz do cone de sombra terreste interferirá na luminosidade lunar. No entanto, desta vez a lua não ficará em uma tonalidade vermelha muito forte como em outros eclipses e nem irá desaparecer, como acontece em alguns eclipses lunares totais.
Nota: Se você registrar uma foto incrível do eclipse lunar penumbral de sexta-feira e quiser nos enviar para publicarmos em nossa página do Facebook e site, a envie com seu nome e local para jornalobruxo@gmail.com
Fonte: Mistérios do Mundo e NE10
0 comentários:
Postar um comentário