sexta-feira, 31 de maio de 2013

Turista chinês picha monumento de 3,5 mil anos no Egito


‘Ding Jinhao esteve aqui’, diz o rabisco em mandarim na escultura milenar egípcia no Templo de Luxor
Foto: APCAIRO - As milenares gravações egípcias nas paredes de Luxor não são mais as mesmas. Isto porque um turista adolescente chinês resolveu deixar sua marca em uma das figuras das paredes do templo: “Ding Jinhao esteve aqui.” A marca arranhada na escultura que cultiva uma história de 3.500 anos virou motivo de constrangimento e revolta nas redes sociais, tanto entre egípcios quanto entre chineses.

Um dos usuários da rede Weibo, uma espécie de Twitter chinês, fotografou a pichação de Ding Jinhao e postou na rede há algumas semanas, comentando o seu descontentamento. Para o internauta Shen, o rabisco é um exemplo do mau comportamento dos turistas chineses no exterior.
“O momento mais triste no Egito. Estou tão envergonhado que quero me esconder. Eu disse para o guia turístico egípcio: 'Sinto muito.'”

Outro post foi mais longe: “É uma vergonha para toda nossa raça!”, exclamou outro chinês.
Após a foto, foi fácil identificar o autor da pichação, um jovem de 15 anos, de Nanquim. O pichador foi rastreado e, além do nome, teve revelados informações pessoais e o local onde estuda. Hackers comprometeram a página da escola onde cursou o ensino fundamental, redirecionando os internautas para uma página parodiando a gravação de Ding.

O assédio despertado nas redes sociais levou os pais de Ding Jinhao a virem a público. Eles admitiram que o filho vandalizou a obra de arte egípcia há alguns anos, mas afirmaram que se arrependeu. Os pais se disseram envergonhados e assumiram parte da culpa, admitindo que não supervisionaram direito o filho durante a viagem.

“Queremos pedir desculpas ao povo do Egito e às pessoas que tomaram conhecimento deste caso em toda a China”, disse a mãe do garoto ao jornal “China Daily”. O pai, por sua vez, pediu aos internautas para deixarem o filho em paz. “É mais pressão do que ele pode suportar”, afirmou.

Fonte: O Globo

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...