quinta-feira, 9 de maio de 2013

Universo Simbólico: Temperamento: a raiz das emoções.

Olá pessoal! Costumamos dizer que nossos corpos são influenciados pelas fases lunares e até mesmo orientamos nossos negócios e as pessoas que convivem conosco com o intuito de evitar contratempos e contendas de acordo com este fator, porém de todos os fatores que possamos conhecer, o temperamento é quem de fato influência nossas vidas e a maneira como encaramos os obstáculos que aparecem em nosso caminho. A maioria de nós não consegue identificar qual o tipo de temperamento que possuímos, seja por influência do Ego, ou por nunca termos parado para analisar tais situações. Sendo assim hoje conheceremos quantos e quais são os temperamentos - partes integrantes de nosso ser - e compreenderemos suas essências.

A palavra Temperamento deriva do Latim, “Temperamentum” e significa “mistura dosada em proporções”. O que se assemelha com os significados das palavras “Tempero” e “Temperança”. Ele é a raiz das forças que nos movimentam, as experiências de nosso mundo e nos direciona em relações aos fatos que possam acontecer em nossas vidas, mas mesmo ele sendo raízes, não significa que o temperamento não possa ser trabalhado com autocontrole,para que em doses certas, nos auxilie em nossos feitos cotidianos. 

Quando nascemos já possuímos uma forma de reação para os acontecimentos da vida (Temperamentos) e conhece-los facilita nossa libertação destes padrões que a depender da interpretação podem tornar-se prejudiciais.

Existem quatro tipos de temperamentos que foram estudados pelo médico grego Hipócrates, pai da Medicina,que viveu entre 460-377 a.e.c, e que se relacionam com os quatro elementos da natureza e com os quatro “humores” do corpo humano (Bílis, Linfa, Astra-bílis, e Sangue): Melancólico, Sanguíneo,Colérico e Fleumático. Assim como ele, temos diversos estudiosos e estudos científicos  que provam a existência não somente destas formas de temperamentos, mas também das suas influências nos seres humanos. Rudolf Stenner (1861-1925), o considerado pai da Antroposofia, com base nos estudos de H. P. Blavatsky, reforça ainda mais as teorias de que o corpo físico necessita ser permeado com substâncias vitalizadoras que vão muito além do reino mineral.Temos também CarlJung  que faz reforço sobre a influência dos elementos em funções psíquicas caracterizando-as como: Terra/sensações; Água/Sentimentos; Fogo/Intuição e Ar/Pensamentos.

Correspondência dos 4 tipos de Temperamentos Humanos:

Em qual deles você se encaixa?

Melancólico: Representando o elemento Terra. As pessoas são introspectivas e possuem uma lenta resposta as coisas que acontecem a sua volta, porém tudo o quê ela faz é com a máxima cautela. Sua consciência reconhece as varias formas de limites e assim torna-se bastante exigente. Tendem a fazer tudo regrado e detestam o erro. São pessoas estressadas por assumirem cargos de liderança, necessitam de reconhecimento pelo que fazem e se isso não acontece na certa a frustração as acomete. Tendem mais facilmente a depressão em seu desequilíbrio.



Sanguíneo: É análogo ao elemento Ar. É o temperamento daquelas pessoas que são rápidas em suas ações e reações e por se interessarem por tudo acabam sendo dispersivas e não realizando nada. Desconhecem seu limite físico e por esta razão se expõe facilmente ao cansaço e desgaste. Necessitam de atenção dos grupos que chamam sua atenção e sentem-se frustradas quando não são o centro das atenções sociais. Estes também não conseguem lidar com a falta de criatividade.





Colérico: Representando o elemento Fogo, é destinado a pessoas ousadas, dinâmicas e líderes natos, aquelas pessoas que estão sempre pronta a encararem desafios, que em tremendo desequilíbrio podem se tornar ditadores, pessoas agressivas e extremamente orgulhosas.








Fleumático: Análogo ao elemento Água. Estas pessoas são lentas, concentradas e muito sonhadoras. Adoram o prazer de se alimentar e quando entram em desequilíbrio tendem a inércia mental, obesidade e problemas digestivos.







Sabemos que a Essência Elemental está presente em praticamente todas as coisas existentes. São estes elementos presentes em nossos corpos que em equilíbrio proporcionam a nossa saúde e bem-estar. A nossa saúde tem que ser elevada em primeiro plano em nosso dia-a-dia, pois não adiantaria nada termos as maiores habilidades Mágickas se o nosso corpo (que é templo vivo da Essência Divina) não estiver em plena harmonia. 

Poucos de nós damos o devido valor a nossa saúde até que de fato chegue a doença. Esta que se manifesta pela negligência de nossos atos preventivos e que na maioria das vezes é diagnosticada de forma inapropriada desviando nossa atenção e não permitindo que cuidemos de nosso instrumento mais precioso – O Corpo.

Dentro deste tema podemos encontrar muitas outras informações que podem nos auxiliar na busca pelo equilíbrio do corpo e consequentemente restabelecer a conexão com o natural, fazendo da nossa saúde combustível extra para executarmos não somente nossas Artes Mágickas, mas também amplificar a desenvoltura em nossas funções cotidianas.

Agradeço a visita e espero que tais linhas possam lhes ser úteis.

A Todos,
Pax, Lux et Nox.


Fonte: Sociedade das ciências Antigas

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...