domingo, 5 de maio de 2013

Universo Simbólico: A Foice dos Corajosos.



Olá pessoal, inicio este nosso encontro desejando um ótimo Beltane (HN), e um transformador Samhain (HS) para todos os que nos acompanham. E neste clima de recomeço proporcionado pelo maior dos oito festivais da Bruxaria entraremos em foco neste momento com esses poderes de transformação, onde reciclar nossas energias, estabelecer nossos objetivos e fazer uma retrospectiva de tudo que nos aconteceu no Giro que se passou é sem dúvida fundamental. Na companhia da Deusa Anciã nos livraremos daquilo que não nos servem mais para que o novo possa adentrar em nossas vidas.



Este período como sendo a última das colheitas, nos trás como símbolo a foice que muita das vezes é representada em lâminas Divinatórias como, por exemplo, no Tarot Cigano  (Lâmina X), onde representa a destruição do tempo e a morte, o desprendimento e as transformações bruscas que merecem sacrifícios. Até meados do Século XV a Alfanje era vista mais sendo empunhada por um esqueleto e esta ferramenta possuía um cabo e lamina longa, que representava o poder da morte e como ela, a igualitária dos seres na Terra. Após este período a ferramenta ainda possuía uma longa lâmina, mas seu cabo já se tornou de curto alcance, o que nos dias de hoje conhecemos como foice. Encontramos também todo o simbolismo da morte de Urano (céus) por Cronos (tempo), que corta suas genitais e assim mostra a soberania do tempo sobre o que é vivente. A Divindade Saturno, equivalência Romana de Cronos, com a foice nas mãos corta o tempo assim como o agricultor em suas colheitas decepa o trigo no campo. A foice de ouro atribuída ao povo Celta nas colheitas do Visco também é mais uma forma de entendermos que mesmo aquilo que é sagrado é necessário ser selecionado em partes e dosado para que a essência pura seja aproveitada.


É importante que tenhamos a consciência de que este é um momento de introspecção e que desta forma possamos rever nossos feitos e contabilizar aquilo que perdemos, os nossos ganhos, e assim traçarmos metas para nosso incerto futuro, porém o que mais precisamos antes mesmos de iniciar tais pensamentos é nos permitir que a mudança adentre em nosso caminho. Desejamos largar vícios, conquistar projetos, arranjar um amor, sermos mais prósperos e possuir uma vida financeira mais estável, etc. Mas o que poderemos conquistar sem que nosso esforço e coração estejam empregados ou que poderemos mudar sem que nós mesmos tenhamos concedido executar? A resposta a estas perguntas estão em nosso interior e vale a pena busca-las, e após isso definir aquilo que tanto almejamos. A Mudança não é uma tarefa que se realiza num piscar de olhos, mas podemos com determinação e intuito de se permitir mudar, segurarmos a foice dos corajosos e tornar por igual aquilo que nos cerca.


Então aproveitem a lua minguante e queimem no caldeirão tudo o que não faz parte de sua essência. O cabo da foice dos corajosos não possui distinção de cor e não há nada que sua lâmina afiada não corte. Uma vassoura sozinha não varre os males, para  isso é necessário que haja uma mão forte ligada a um corpo com mente saudável e obstinada. Sendo assim análogo a vassoura temos que ter essa mão determinada para empunhar esta ferramenta que não somente distancia e equilibra nossos males, mas que também nos da a força e domínio sobre as ações de nossas próprias vidas.

A Todos,
Pax, Lux et Nox!

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...