segunda-feira, 6 de maio de 2013

A Lança: Caminhos da Fé


Olá, queridos leitores, hoje teremos uma pausa nos registros sobre os Deuses para falar sobre algumas coisas que andam me tirando o sono.

Já por duas vezes ocorre o fato de alguns textos causarem certo incômodo a algumas pessoas que o leem.  

Uma vez, foi com um post da coluna Caminhando entre as Deusas, desta vez foi com A Lança. Gostaria de esclarecer que as duas colunas falam de trajetórias pessoais com estes Deuses e seus mitos e histórias são vistos pela ótica e fé da pessoa que lhes escreve. Ademais, o que é a fé em um Deus? O que é um culto a determinada divindade? Já pararam para pensar nisso?

Cresci ouvindo e vendo várias pessoas brigarem para defender uma visão sobre determinado fato e agora, meus caros amigos, lhes pergunto: isso existe?

É dedutível que a verdade não existe. O que existem são vários pontos de vista sobre determinada verdade. Existem vários filósofos por aí dizendo isso, podem procurar. Então, pensem comigo, se não existe uma única verdade, se ela é mutável até para os que participaram dos acontecimentos, pois algo que você vivenciou hoje e entendeu de um jeito pode certamente mudar de ponto de vista daqui a dez anos, como podemos tentar entender e recriar algo que aconteceu há milênios atrás? Principalmente aqueles que não possuem sequer registros escritos pelo punho do próprio povo.

Decerto que cultuamos Deuses antigos, mas já pararam para pensar em quais diversas formas eles já apareceram para toda a humanidade? Os antigos povos eram politeísta, assim acreditamos, possuíam Deuses para tudo, que pouco a pouco a medida que as sociedades iam ficando mais complexas iam se unindo e tornando-se vários no nome de Um. Nós mesmos não fazemos parte deste todo Universal Uno?? Centelhas e pequenas partes de um todo muito maior do que certamente podemos imaginar?

Então, me perdoem aqueles que tentam reconstruir uma cultura tão antiga como a egípcia, a nórdica, a celta, a grega, ou qualquer outra... As culturas foram assimiladas pelos povos vencedores e me desculpem se eu acredito ser impossível retirar os fatos dos mitos criados ao longo dos séculos.

Se todos pudessem olhar para as religiões e histórias antigas, os mitos e lendas dos povos de outrora vão perceber que eles se intercruzam e contam a mesma história para povos diferentes e explicam os mesmo fenômenos para regiões diferentes do globo terrestre. A roda da natureza é nascer, crescer, reproduzir e morrer. Assim, todos os Deuses antigos viveram, seja por qual nome você os chame, não é uma roda wiccana... Se a Wicca organizou-a em seu eixo central chamando de roda celta, não posso fazer nada. É um todo que vivenciamos todo dia, ter e perder, perder e ter. Isto, meus caros, é o que chamo de roda da vida. Se eu a conto de forma alegórica pelos registros de mitos provenientes do Egito, dos Celtas ou dos Gregos, o que importa é a metáfora e o ensinamento ali contido e não se os povos cultuavam ou não daquela maneira, até porque, eu posso até ter vivido lá, mas eu não me lembro nesta vida e não posso nunca abrir a boca para dizer que tenho certeza que foi daquele jeito seja baseada em um autor ou em qualquer outro autor que seja.

Meus queridos, a própria história é reescrita todo dia. Todo santo dia novos artefatos arqueológicos são encontrados modificando aquilo que se parecia certo. Não caiam na besteira, como fizeram alguns, de acreditar que a forma certa de cultuar um Deus ou de olhar para aquele Deus era assim ou não. Porque, meus amigos, é impossível saber. A diversidade humana é tamanha que um mesmo nome de um Deus poderia significar uma coisa para uma tribo e outra coisa para outro e como é que nós podemos dizer qual era o certo?

Por isso, volto a repetir e fazer um acordo. Primeiro ao acordo, de hoje por diante todos os textos das duas colunas terão as referências no corpo do próprio texto, assim vocês poderão ver o que foi um autor que disse ou qual foi o que o outro autor que disse como um texto científico (e não como uma coluna de jornal deveria ser), certo? E o segundo ponto é que toda a costura feita pelo texto é a forma como eu olho para este Deus e não o que uma cultura diz ou deixa de dizer, porque para mim reza a lenda que nunca poderei saber como foi ou como deixou de ser. 

Gostaria de pedir também que aqueles que tivessem dúvidas ou não gostassem de algo dito nos textos procurasse a mim, podem entrar em contato por este e-mail: rusinhacam@gmail.com. Ou utilizassem a ferramenta de comentário que encontra-se logo abaixo.

Agradeço a atenção e desejo uma ótima semana para todos.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...