segunda-feira, 13 de maio de 2013

A Lança: Cernunnos (parte 2)


O Deus Cernunnos além de ser o Deus da fertilidade e da abundância , também é associado ao reino do submundo e como Guardião dos Portais da Morte. Além disso pode ser associado com os primeiros xamãs, trabalhando com as primeiras formas de magia de caça e na transformação de homem para animal (Prieto, 2008).

Essa associação pode ser feita, visto que sua aparência metade homem, metade animal, demonstra o Poder de transformar-se. A figura ao lado, a do Caldeirão de Gundestrup (Prieto, 2008), mostra o Poder que ele detinha, pois está a segurar a cobra, que é um antigo símbolo de conhecimento. Além disso, como patrono da vida selvagem os animais encontram-se ao seu redor. Observem também, os torques no pescoço e na mão direita, que representava perante a sociedade Poder e as vezes o pertencimento a realeza (Templo de Apolo, in internet; Lugodoc, in internet).

Suas origens perderam-se, acredita-se que ele possa inclusive ser anterior aos Celtas. Sua associação com o submundo veio provavelmente com os Romanos que tentaram associa-lo ao seu Deus Dis-Pater, no entanto, nem todos os atributos dos dois Deuses coincidiam (Templo de Apolo, in internet).

Acredita-se que seu culto tenha ocorrido por volta da Idade de Ferro dos Celtas atravessando toda a Europa até os primeiros séculos da Era Comum. O que sabe-se sobre ele é proveniente das iconografias encontradas por toda a Europa, visto que muito conhecimento sobre os Celtas foram perdidos já que  eles não utilizavam a linguagem escrita e os druidas apenas posteriormente começarem a escrever em grego e latim. Ou seja, não existe registro escrito sobre esta divindade nos tradicionais registros celtas escritos, apenas, registros iconográficos (Lugodoc, in internet). 

Para finalizar, seu nome é conhecido por que foi encontrado em uma pedra no norte da Itália uma imagem e seu nome escrito em cima. Acredita-se que queira dizer Horned One, Um Chifre¹, no entanto, é uma palavra romana, que deve ter se popularizado depois que a Gália tornou-se província romana (Lugodoc, in internet).

Até a próxima semana!

¹Tradução literal livre feita pela autora do artigo.

Referências:
Lugodoc, in internet, http://www.lugodoc.demon.co.uk/CERNUNOS.HTM, visualizado em 13 de Maio de 2013;
Prieto, C.; A arte da Invocação: invocações, textos ritualísticos e orações agradas para praticantes de Wicca, Bruxaria e Paganismo. São Paulo: Gaia, 2008, p.85;


1 comentários:

Moacir N. B. disse...

Horned One não significa 'Um Chifre' mas 'O Cornudo' ._.'

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...