O Deus Cernunnos além de ser o Deus da fertilidade e da abundância , também é associado ao reino do submundo e como Guardião dos Portais da Morte. Além disso pode ser associado com os primeiros xamãs, trabalhando com as primeiras formas de magia de caça e na transformação de homem para animal (Prieto, 2008).
Essa associação pode ser feita, visto que sua aparência metade homem, metade animal, demonstra o Poder de transformar-se. A figura ao lado, a do Caldeirão de Gundestrup (Prieto, 2008), mostra o Poder que ele detinha, pois está a segurar a cobra, que é um antigo símbolo de conhecimento. Além disso, como patrono da vida selvagem os animais encontram-se ao seu redor. Observem também, os torques no pescoço e na mão direita, que representava perante a sociedade Poder e as vezes o pertencimento a realeza (Templo de Apolo, in internet; Lugodoc, in internet).
Suas origens perderam-se, acredita-se que ele possa inclusive ser anterior aos Celtas. Sua associação com o submundo veio provavelmente com os Romanos que tentaram associa-lo ao seu Deus Dis-Pater, no entanto, nem todos os atributos dos dois Deuses coincidiam (Templo de Apolo, in internet).
Acredita-se que seu culto tenha ocorrido por volta da Idade de Ferro dos Celtas atravessando toda a Europa até os primeiros séculos da Era Comum. O que sabe-se sobre ele é proveniente das iconografias encontradas por toda a Europa, visto que muito conhecimento sobre os Celtas foram perdidos já que eles não utilizavam a linguagem escrita e os druidas apenas posteriormente começarem a escrever em grego e latim. Ou seja, não existe registro escrito sobre esta divindade nos tradicionais registros celtas escritos, apenas, registros iconográficos (Lugodoc, in internet).
Para finalizar, seu nome é conhecido por que foi encontrado em uma pedra no norte da Itália uma imagem e seu nome escrito em cima. Acredita-se que queira dizer Horned One, Um Chifre¹, no entanto, é uma palavra romana, que deve ter se popularizado depois que a Gália tornou-se província romana (Lugodoc, in internet).
Até a próxima semana!
¹Tradução literal livre feita pela autora do artigo.
Referências:
Lugodoc, in internet, http://www.lugodoc.demon.co.uk/CERNUNOS.HTM, visualizado em 13 de Maio de 2013;
Prieto, C.; A arte da Invocação: invocações, textos ritualísticos e orações agradas para praticantes de Wicca, Bruxaria e Paganismo. São Paulo: Gaia, 2008, p.85;
Templo de Apolo, in internet, http://www.mitologiacelta.templodeapolo.net/ver_divindade.asp?Cod_seres=137&value=Cernunnos&cat=Deus&topo=#ref, visualizado em 13 de Maio de 2013.
1 comentários:
Horned One não significa 'Um Chifre' mas 'O Cornudo' ._.'
Postar um comentário