sábado, 8 de outubro de 2011

Comissão de Combate à Intolerância Religiosa pede o tombamento da casa em que a Umbanda foi criada


umbanda_museu
Nesta quita-feira, 06 de outubro, membros da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa estiveram presentes na prefeitura de São Gonçalo para pedir o tombamento casa onde a Umbanda foi criada. O imóvel era reivindicado como patrimônio histórico e prefeitura do município vai estudar a possibilidade do tombamento do local.

Segundo o portal de notícia G1, parte da história de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e da umbanda está em ruínas. Uma casa onde aconteceu o primeiro encontro da religião, no início do século passado, foi demolida. A denúncia foi publicada no Jornal Extra. O imóvel era reivindicado como patrimônio histórico.
Cartazes simples, com palavras fortes foram usados para protestar contra a destruição de parte da história religiosa do Brasil. Foi em Neves, São Gonçalo, que a umbanda foi criada há 103 anos. No lugar da casa onde aconteceram as primeiras sessões está sendo construído um prédio.

Do alto, em imagens feitas por helicóptero, é possível observar a casa, praticamente em ruínas. Berço do que é considerada a única religião 100% brasileira.

A propriedade foi vendida em 2010. Representantes da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa questionam a prefeitura do município, que não impediu a venda e nem tornou o imóvel patrimônio histórico do município.
ivanir_dos_santos

“A umbanda nasceu aqui, então esta perda é um dano irreparável”, disse uma representante da religião.


Veja o vídeo e leia a matéria na íntegra AQUI.
Fonte: Portal G1 - Rio de Janeiro


Matéria publicada no site da UWB

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...