quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Caminhando entre as Deusas: TARA - O PODER DA CENTRALIZAÇÃO (Parte 2)

Tara é representada possuindo sete olhos. Os dois do rosto, o terceiro olho, olhos em cada mão e pé (como você pode observar na figura acima). Com seus olhos ela observa todos os que sofrem e pedem ajuda.  Contam também que Tara, certa vez encarnou como uma princesa. A princesa era sábia, humilde, ajudava as pessoas, fazia as oferendas e espalhava os ensinamentos do Buda com suas atitudes.

Os monges de sua terra ao verem um ser tão iluminado, pediam a Tara para que em sua próxima encarnação, nascesse como homem, para assim poder espalhar os ensinamentos do Buda. Tara lhes disse que não existia diferença entre os sexos e, que as mulheres também poderiam transmitir os ensinamentos de Buda. Mas, por conta de seus pedidos ela iria reencarnar quantas vezes fosse necessária como mulher para servir e ajudar os necessitados e espalhar assim os ensinamentos de seu mestre. Dizem também, que ela só prosseguirá no caminho da iluminação, quando todos os habitantes da terra conseguirem atingir esse mesmo estágio de iluminação no qual ela se encontra (Pietro, 2003; Marashinsky,2007).

Tara nos ensina que ao nos concentrarmos no nosso interior, melhoramos nossa percepção, sobre nós e sobre o mundo. Ela nos inspira a deixar que o mundo passe por nós, que meditemos, e escutemos o nosso próprio ritmo (Marashinsky,2007). Busque o silêncio, a tranquilidade, e assim poderá entender o caos como uma energia criadora.
A forma mais simples de entrar em contato com Tara é parar e respirar. Voltar o seu olhar para dentro. Concentrar-se no seu corpo. Outro modo é entoando o mantra sagrado de Tara, Om Tare Tutare Ture Soha (Deusa intrépida, que elimina todos os medos e doa todas as fortunas) (Marashinsky,2007).
O significado de cada palavra deste mantra, segundo Pietro (2003) é:

Om: representa o sagrado corpo de Tara, fala e mente.
Tare: representa a libertação do sofrimento da reencarnação, as pessoas queridas sendo libertadas da ilusão e sob as regras do Karma.
Tutare: representa a liberação dos oito medos – vínculo, cólera, ignorância, inveja, orgulho, misericórdia, visões erradas e dúvidas – além das desilusões e do Karma.
Ture: representa a liberação da ignorância, da natureza absoluta do Eu, mostra a verdadeira queda do sofrimento.
                                                                         (Pietro, 2003)


Entrando em contato com o nosso ser interior. Com o nosso centro, acabamos por aprender a controlar e entender nossos medos internos (vínculos, cólera, ignorância, inveja, orgulho, misericórdia, visões erradas e dúvidas), por isso, dizem que Tara protege os seres desses males. Por isso, busque um local tranquilo em casa, crie um pequeno altar, sente-se confortavelmente durante alguns minutos por dia, respire fundo, preste atenção na sua respiração, no seu ritmo, cante o mantra em voz alta ou mentalmente e conecte-se com Tara. Conecte-se com você. Lembre-se: respire e observe.
Beijos estalados no coração de todos e que Tara os guie na jornada ao centro do seu ser.





Bibliografia consultada:
DONATELLI, M. (coord.); O livro das Deusas – Grupo Rodas da Lua.  São Paulo: Publifolha, 2005,  95p. 
MARASHINSKY, A. S.; O oráculo da Deusa: um novo método de adivinhação. São Paulo: Pensamento, 2007,  200 p.
PRIETO, C.; Todas as Deusas do mundo: rituais wiccanos para celebrar a Deusa em suas diferentes faces.  2° Ed., São Paulo: Gaia, 2003,  346p. (Coleção Gaia Além da lenda)

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...