quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Caminhando entre as Deusas: TARA - O PODER DE CENTRALIZAÇÃO

Pare. Respire profundamente. Sinta. Você consegue ouvir? Solte o ar. Sinta o seu corpo esvaziar. Inspire novamente e escute. O que você ouve? As batidas do seu coração, o silêncio ou o zumbido do dia-a-dia? Pare. Você consegue ouvir o seu interior?
Às vezes, na correria do dia-a-dia, esquecemos quem somos. Esquecemos o que importa. Em suma, perdemos o foco. Não falo do foco em objetivos e atividades, mas sim do nosso próprio eu, do nosso centro. Ficamos perdidos em turbilhões de sentimentos, ansiedades, necessidades e simplesmente esquecemos de parar e olhar para dentro de nós.


O nome Tara significa “estrela” em Sânscrito. Poderemos dizer que ela é uma Deusa Estrela Guia que nos guia do caos do nosso dia-a-dia para o silêncio e o encontro do nosso centro de equilíbrio. Este é o convite que a Deusa Tara vem fazer para todos nós. Busquemos nosso centro. Façamos da arte de viver no caos, uma constante busca de criatividade e inspiração para alimentar o nosso Eu. Ou seja, ao escutar o recôndito de nossa alma, iremos construir um mundo melhor. Do caos a ordem. Da ordem ao caos.
Tara é uma das principais divindades do Budismo Tibetano. Ela é a Deusa da compaixão universal, da virtude, da transformação, da sabedora e da realidade. É consorte do Deus Shiva e possui formas suaves e ferozes. Na China, também é conhecida como Kuan Yin.
Rés a lenda que Tara nasceu das lágrimas de compaixão do bodhisattva (ser de iluminação que está para alcançar o estado de Buda) Avalokiteshvara. Ele, ao contemplar o mundo, comoveu-se com o sofrimento das pessoas na terra. Chorou e de suas lágrimas nasceu um lago. No lago da compaixão surgiu uma flor de lótus, e de dentro dela Tara surgiu (Donatelli, 2005; Marashinsky,2007).

Tara é considerada uma Deusa que protege seus súditos em tempos tumultuados e de necessidades. Ou seja, na época do Caos, clame por Tara. Tara irá clarear os caminhos ao lhe ajudar a se manter em silêncio e encontrar sua força interior (Marashinsky,2007). Ou seja, ela nos guia para o centro de nosso ser, onde nosso poder se encontra. Ela possui 21 aspectos, que dependendo da sua necessidade você poderá evocar (Prieto, 2003):


“ 1. Tara Verde, que protege dos perigos;
2. Tara que salva os seres conscientes de todas as calamidades;
3. Tara que salva do tremor da terra;
4. Tara que salva das calamidades das águas;
5. Tara que salva da calamidade do fogo;
6. Tara que salva da calamidade do vento;
7. Tara que aumenta bens e sabedoria ao praticante;
8. Tara que salva das calamidades dos céus;
9. Tara que salva da calamidade da guerra;
10. Tara que salva os aprisionados;
11. Tara que salva dos ladrões;
12. Tara que aumenta o poder;
13. Tara que salva da perturbação dos maus espíritos;
14. Tara que salva das calamidades com animais de estimação;
15. Tara que salva prejudicados por animais selvagens;
16. Tara que salva os seres dos venenos;
17. Tara que subjuga o Grande Demônio;
18. Tara, Rainha da Medicina;
19. Tara que ajuda a conseguir a longevidade;
20. Tara que ajuda a enriquecer;
21. Tara que realiza os desejos”


As vezes, utilizo esses versos como uma oração, repito-os em voz baixa, calmamente, umas três vezes e peço a Tara que ilumine o caminho para a minha centralização.


Esta semana ficaremos por aqui com a Deusa Tara. Pra semana tem mais!

Beijocas estaladas no coração de todos!

Raio de Sol


Bibliografia Consultada:
DONATELLI, M. (coord.); O livro das Deusas – Grupo Rodas da Lua.  São Paulo: Publifolha, 2005,  95p. 
MARASHINSKY, A. S.; O oráculo da Deusa: um novo método de adivinhação. São Paulo: Pensamento, 2007,  200 p.
PRIETO, C.; Todas as Deusas do mundo: rituais wiccanos para celebrar a Deusa em suas diferentes faces.  2° Ed., São Paulo: Gaia, 2003,  346p. (Coleção Gaia Além da lenda)

1 comentários:

ChandrA Nanda disse...

Querida, que bom ter encontrado seu post sobre Tara, a gravura é linda. Eu sou aluna/professora de um programa criado para práticas em homenagem à Tara, chama-se Mandala de Tara ou 21 preces de Tara. Satisfação em ler o texto e encontrar tão linda representação!!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...