segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Pesquisa de Práticas Pagãs em Pernambuco - PP's




Como está o movimento neo-pagão no Brasil? Uma pergunta que muitas pessoas trazem a resposta na ponta da língua: crescendo. Porém a que proporções? Os praticantes do Neo-paganismo, praticamente, se encontram à margem da sociedade, pois quase não são citados em nenhuma pesquisa oficial. Em diversas pesquisas realizadas por orgãos de grande nome, como Centro de Pesquisas Religiosas (CPR), e até mesmo em uma pesquisa simples feita pelo MEC no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o neo-paganismo não é nem ao menos colocado em alguma categoria. Então quando consta alguma pergunta do tipo: Qual sua religião? ou Qual sua crença?; somos obrigados a escolher a última opção: Outros.

Uma pesquisa feita sobre o movimento neo-pagão no mundo revelou o Brasil como um dos grandes locais de crescimento dessa comunidade, porém o estudo foi baseado no número de participantes de uma famosa comunidade no orkut. Quando nosso real crescimento poderá ser evidenciado? Uma pergunta que diferente da que consta no ínicio desse texto, ninguém sabe responder. Colocar em números quantos praticantes pertencem a essa resgate da Antiga Crença, sem dúvidas, não é uma tarefa fácil de ser realizada. Além de todo o trabalho de pesquisa e colaboração de praticantes para responder a essas perguntas, verificar se essas pessoas são realmente pagãs ou usam o nome por pura "modinha" é uma coisa impossível de se definir ao certo.

Porém nenhuma pesquisa é 100% certa. Os números de praticantes de outras crenças, às vezes mudam drasticamente em um curto espaço de tempo, porque muitas pessoas já tem outra visão daquilo que achavam. Não importa se seremos reconhecidos oficialmente como religião, até por que isso não é o que realmente importa; Mas sim que quando tivermos que responder um questionário sobre o assunto, que não tenhamos que marcar a opção Outros.

Em uma proposta de tentar colocar em prática essa pesquisa, ano passado O Jornal O Bruxo Piauí, moderado por Rafael Nolêto, dono do Portal O Bruxo, realizou uma pesquisa intitulada de Censo Pagão. A pesquisa começou no Estado do Piauí e pretende tomar proporções maiores, atingindo assim diversos estados do país.

A pesquisa chegou ao estado de Pernambuco e foi intulada como Pesquisa de Práticas Pagãs em Pernambuco - PP's. A pesquisa, ainda sem data de conclusão, será feita pessoalmente, aproveitando os encontros pagãos no estado e também pode ser realizada via internet. Depois de preenchida a ficha da pesquisa é só enviar para o e-mail: pp-pernambuco@hotmail.com. Participe você também dessa proposta.

Baixe a ficha de cadastro no link abaixo.
DOWNLOAD

2 comentários:

Unknown disse...

Claro que vou participar e espero que muitos participem.

Unknown disse...

Obrigada Letícia.
É sempre bom ver pessoas dispostas a colaborar como vc.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...