terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Espiritualidade virou "modinha"


"Uma vez me perguntaram o que eu mais temia; Parei por um segundo, pensei em toda minha história de vida e respondi: viver num mundo em que a Espiritualidade se tornou mais um produto de marketing!" Rafael Barreto

A frase acima, dita por um jovem daqui do estado de Pernambuco, é uma das sérias verdades que se abatem sobre nossas cabeças. Um grande exemplo disso é a nossa própria cultura, o Neo-paganismo. Quando esse resgate a Antiga Crença veio a tona, lá pelos meados de 1940 e 1950, uma grande explosão dominava todo o mundo. As antigas práticas estavam novamente voltando a um número considerável de pessoas. Quando começou tudo era muito restrito, mas aos poucos foi atingindo outros patamares. Logo esse resgate teve um maior alcance, sendo descoberto por diversas pessoas, e, é claro, enfrentando diversas formas de preconceitos e discriminações, porém não parou de crescer.

Mas hoje em dia, qual será a verdadeira preocupação? Será o de alcançar diversas pessoas ou tentar fazer com que elas não se percam por detrás de fantasias, artigos de moda ou apelos da mídia? Frente a todo esse avanço na popularização do Neo-paganismo, a sociedade explora o mistério e a polêmica que se tem sobre esse tema, e o usa como um simples objeto de marketing. Apesar de tudo isso, o que mais corrompe a imagem desse resgate são as pessoas que se dizem praticantes, porém nada mais são do que ilusões que só servem para jogar na lama tudo aquilo que tentamos construir.

Como muitos dizem: "tudo já virou 'modinha'!". Diversas pessoas não sabem absolutamente nada sobre o paganismo, o resgate do mesmo ou os reais conceitos que abrangem os dois, porém saem de preto pelas ruas se intitulando bruxas, ou pagãs, só por que fizeram uma receita de bolo, que muitos chamam de feitiços, encontrados em alguma revista em uma banca de jornal. Outros já acham que lendo um livro sobre o assunto são experientes para falar sobre o mesmo, quando na verdade não aprendeu um terço do que realmente importa. De que servem os livros, se seus próprios conceitos e perspectivas sobre o mundo ao seu redor, ou sobre si mesmo, foram criados por pessoas que não vivenciam o que você vive? Apesar dos livros conterem diversas coisas importantes, nada se compara aos seus próprios conhecimentos, que são construídos com o tempo e a real consciência daquilo que se vive ou do que está acontecendo todo o tempo ao nosso redor, porém muitos insitem em não perceber.

Buscar respostas fáceis já virou rotina na vida dessa sociedade que não tem tempo para nada. O velho "copia e cola" já se tornou uma coisa normal, porém o conteúdo é o que importa, e ele não é criado por um simples texto ou algo que te disseram. Se quiser realmente ser alguém dentro do paganismo vá atrás da sabedoria. E quando me refiro a ser alguém, não me refiro a ser um grande autor ou uma pessoa conhecida no meio, mas sim uma pessoa que persiste e consegue construir aquilo que é melhor para si, não importando se essa pessoa é conhecida ou não.

Então antes de sair gritando que você é um bruxo, tente descobrir uma pequena base do que tudo é, e assim, veja se é isso que é melhor para você, pois caso não faça, você será apenas mais uma pessoa sem conteúdo que segue algo para impactar ou por pura modinha. Seja você mesmo e não aquilo que acha que é.

Texto de Douglas Phoenix

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...