quarta-feira, 28 de agosto de 2013

VI Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

Acontece no dia 08 de setembro, às 11hs, no Rio de Janeiro, a sexta edição da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, organizada pela Comissão de Combate a Intolerância Religiosa (CCIR). O evento que acontece todos os anos na praia de Copacabana, reúne pessoas de diversas vertentes religiosas e de diversos cantos do país para um manifesto pelos direitos de laicidade e diversidade, luta pelas minorias e de respeito entre as diversas formas de religiosidade.

As caminhadas em Defesa da Liberdade Religiosa começaram em 2008, quando um grupo de fiéis da Umbanda e Candomblé foram expulsos de uma comunidade na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, por traficantes convertidos a segmentos neopentecostais. A fim de chamar a atenção das autoridades ao fato, os religiosos foram para as escadarias da Alerj. Em seguida, por iniciativa do interlocutor da Comissão, babalawo Ivanir dos Santos, surgiu a ideia de se fazer uma caminhada pacífica, em que se mostraria para a sociedade o perigo de uma religião se sobrepor. “Vivemos em um Estado laico. Não se pode admitir que uma crença ou religião se venha mostrar como a melhor e demonize as demais. Isso é fascismo”, diz Ivanir dos Santos.

A Sexta Caminhada ratifica os movimentos que, desde junho, vêm tomando as ruas do País, com a intenção de reivindicar direitos. No entanto, diz o babalawo, estão longe de qualquer tipo de ação violenta. “A Comissão vai às ruas há seis anos, e nunca nos manifestamos com qualquer ato de baderna ou vandalismo. A Intenção é chamar atenção da sociedade para a necessidade do respeito, dos direitos de todos e, claro, do amor ao próximo, pois e o princípio pregado por qualquer religião”.

O movimento, sem fins lucrativos, reúne representantes umbandistas, candomblecistas, espíritas, judeus, católicos, muçulmanos, malês, bahá’ís, evangélicos, hare Krishnas, budistas, ciganos, wiccanos (organizados pela União Wicca do Brasil), seguidores do Santo Daime, ateus e agnósticos. No ano passado, a caminhada reuniu cerca de 210 mil pessoas e, a expectativa deste ano é que esse número chegue a 300 mil.

Venha e participe dessa luta por um direito que deve ser de todos: o Respeito. Veja o vídeo promocional da caminhada. Mais informações: caminhadadaliberdadereligiosa@gmail.com


Fonte consultada:

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...