segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A Lança: Shiva

Recado da autora: Hoje, resolvi compartilhar este texto com vocês. Ele encontra-se num livro de Kala Trobe, cuja referência pode ser encontrada no final do post. Enquanto escrevia, me lembrei dos momentos que estamos passando com a onda da transição planetária, então, gostaria de lembrar a todos, que entrem na onda, a transição que passaremos vem para melhorar. E é assim que este Deus trabalha, destruindo para criar.


O Ganges flui dos cabelos de Shiva em sete riachos sagrados, carregando sacramentos em seu potente fluxo. Cinzas, que lhe polvilharam a cabeça durante anos, flutuam como fragmentos de um naufrágio sobre as águas escuras e luminosas.

Sua pele é a neve do Himalaia, gelada com renúncias; cada pico, uma conquista da vontade sobre a matéria, um monumento à automortificação esculpido por séculos de esforços valoroso. Sua face é o céu azul, tão escuro como uma nuvem tempestuosa na garganta, em que o veneno do cosmo está preso, arrolhado para sempre contra os demônios que o usariam para destruir o Dharma e a humanidade.

Atrás de sua cabeça levanta-se a naja de mil cabeças, seu capelo protegendo-o do sol e da neve. A lua crescente brilha em seus cabelos como um peixe preso na rede, e no fundo encontra-se outra lua, enorme e astral, brilhando cheia nas montanhas iogues assombradas. Gurus moram aqui, anciãos joviais como o santo Babaji, sábios sadhus contorcidos em devoção, místicos levitadores que podem caminhar em dois mundos ao mesmo tempo, mestres ocultos e cânticos mântricos que mantêm o motor cósmico em movimento, seres santos que vivem e morrem em triste obscuridade, mas que abençoam o mundo dos homens com seu próprio alento.

No domínio de Shiva, o som do OM é audível nos íngremes declives, que são atos de devoção petrificados, e nas cavernas escuras e frias, forradas de pele de tigre, ele encontra seu eco. Às vezes, a paz desse retiro o enfurece; cem mil anos de meditação podem fazer com que tanto um homem como um Deus almejem o lado mais indômito da vida. Então, Shiva levanta-se, descruzando as pernas depois de um tempo na postura sagrada do lótus, e as montanhas são sacudidas quando o poder estala em seus membros.

Quatro braços incrustados de cinza esticam-se para tocar o céu, lembrando-se da fluência de seus movimentos. Maravilhado diante da mudança, o Senhor começa a dançar vagarosamente, em princípio, em movimentos longos como as serpentes, que são suas jóias, depois mais rapidamente e com intenção ameaçadora.

Sua face escurece; onde havia palidez, a força vital se espalha por sua fisionomia como uma mancha. Seu terceiro olho abre-se e mil árvores são incineradas ao seu primeiro olhar.

Quando a notícia do despertar de Shiva se espalha pelo éter, seus séquitos se reúnem. Dos cemitérios e morgues chega uma tormenta de almas perdidas em um turbilhão que busca o topo da montanha com um gemido agudo fantástico, um som que congela o sangue daqueles que estão vivos. Espíritos malignos são atraídos para a refrega, e com eles vêm os possuídos e os espiritualmente exorcizados, os insanos e as mulheres gritando e arrancando os cabelos. Todos os ladrões e criminosos da Índia ouvem o chamado do seu senhor e aumentam o bando assustador. Juntos, eles giram selvagemente montanha abaixo: o Shiva trovejante, de pele azul, e um milhão de espíritos e fantasmas, de feiticeiros entoando cânticos e de mulheres batendo no peito como que se lamentando.

Ele varrerá o mundo e trará as almas em luta para descansar em seu corpo monumental, Shiva dançante, tridente girando, braços como lâminas, agora que ele ganha velocidade e corre gritando, entusiasmado montanha abaixo. Toda criatura que ouve este som morre instantaneamente, deixando a casca da carne, o que é a travessura maior dos Deuses, e encontrando doce repouso na fonte da vida, que é a essência interior do Shiva de aparência assustadora.

Seus pensamentos são irrevogáveis, pois, embora ele ainda repousa em Samadhi naquela montanha de gelo e tenha simplesmente sonhado com o dia de nossa destruição, sua mente coloca as rodas de Maia em movimento, e, uma vez impulsionadas, ninguém pode fazê-las retroceder.

Agora Shiva irá fatiar o mundo, e então, com a união de linga e yoni, conceber outro, mais puro e limpo que o último.

Os demônios não saberão do novo lugar, nem os possuídos ou exorcizados espiritualmente. O novo Yuga será abençoado por Shiva e pelo Kalki Avatara, encarnação final de Vishnu, uma era de virtude e de realizações de Deus, pois o ato da criação é tão natural para ele como o da destruição, e os Deuses brincam com pólos de dualidade como crianças brincando com tochas e sombras.

Uma vez feito isso, ele volta para o seu palácio, para Parvati de luxuriantes cabelos vestida em seu brilhante sári escarlate e ouro, para seus queridos filhos Ganesha e Skanda, e conta-lhes tudo o que fez naquele dia de trabalho.


Referência:
  • TROBE, K.; Invocação dos Deuses: explorando o poder dos arquétipos masculinos. São Paulo: Madras Editora, 2002, p.39 a 41.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...