quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Caminhando entre as Deusas: Uzume

Uzume é uma Deusa do panteão japonês. Eu, particularmente, me identifico demais com Uzume. Ela é a Deusa do riso, da alegria e da dança do Xintoímo. Foi ela quem tirou a Deusa Amaterasu, a Deusa do Sol, de sua caverna e esse é, creio eu, o mito mais conhecido de Uzume aqui pelo Brasil.

Pois, deixem-me conta-lo para vocês:

Amaterasu é a Deusa do Sol, é uma Deusa linda e delicada, que possuía uma beleza e uma força que nem sempre ela conhecia. Ela é irmã do Deus da Tempestade, Susano, que adorava provoca-la e desfazer tudo o que ela fazia com amor e carinho. Certo dia, ele passou dos limites, ocasionando a morte de uma das companheiras de Amaterasu. A Deusa ficou muito triste e se trancou dentro de uma caverna. A terra sem a luz do sol, começou a ficar fria e gelada, as plantações começaram a morrer, os animais e os homens começaram a passar frio e só havia trevas para qualquer lugar que se olhasse. No início, os outros Deuses acharam que era algo passageiro, que a mágoa de Amaterasu iria se aplacar e ela voltaria para cuidar do seu povo. Mas a Deusa estava muito ferida e não queria voltar. Então, os Deuses começaram a ir na caverna tentar convencer Amaterasu a acabar com a noite sem fim. Oitocentos Deuses tentaram de tudo, eles suplicaram e choraram na frente da caverna mas nada do que fizeram fez Amaterasu sair da caverna. Até que Uzume teve uma idéia!

Uzume em frente a caverna, posicionou um espelho, para que Amaterasu se deparasse com ele assim que tirasse a pedra que fechava a entrava da caverna e, virou uma tina de cabeça pra baixo chamando todos os Deuses e quem estivesse por perto para assistir ao seu espetáculo. Ela subiu em cima da tina e começou a dançar e cantar e gritar comentários obscenos, ela começou a despir seu quimono, brincou de fantoche com seus lábios vaginais, , deu a si própria prazer, invocou os espíritos e ofereceu seu corpo a eles que se recusaram a aceitar. Todos riram e se deleitaram com as loucuras de Uzume e junto com ela começaram a rir e a cantar. A algazarra foi tão grande que começou a atrair a atenção de Amaterasu, que começou a se perguntar que balburdia era aquela que ocorria fora de sua caverna. Ela resolveu sair e ver o que estava ocorrendo e deu de cara com a sua beleza refletida no espelho, assim fez votos para nunca mais se refugiar e Uzume ficou conhecida por ter sido a única Deusa que conseguiu tirar Amaterasu da caverna e assim trazer a luz e o calor do sol de volta a terra.

O que o mito de Uzume nos conta? Que é preciso aprender a rir! A rir de nós mesmos, da vida, para tornar a escuridão e a dor um pouco mais suportável. Uzume é uma xamã e por isso ela usa a dança e os movimentos corporais como forma de magia. Algumas pessoas ao lerem o mito de Uzume podem achar que ela era muito depravada, mas na verdade, ela reverenciava seu corpo e entendia que o prazer pode curar e deve e pode ser divertido. O nome da dança realizada por Uzume ainda hoje é praticada no Japão e é conhecida como Kagura.

Então, carnaval tá ai! Divirtam-se conscientemente! Dancem e deixem que o riso, o êxtase e o prazer tomem conta do seu corpo e de suas vidas!

Beijocas estaladas no coração de todos!


Referências Bibliográficas:
- DONATELLI, M. (coord.); O livro das Deusas – Grupo Rodas da Lua.  São Paulo: Publifolha, 2005;
- MARASHINSKY, A. S.; O oráculo da Deusa: um novo método de adivinhação. São Paulo: Pensamento, 2007;
MONAGHANP.;  O caminho da Deusa: mitos, invocações e rituais. São Paulo: Pensamento, 2009.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...