quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Caminhando entre as Deusas: Pachamama e o seu poder de curar

Em novembro de 2011, esta coluna contou sobre o mito de  Pachamama e como entrar em contato com ela. Hoje irei focar no poder de cura que essa Deusa possui.

Pachamama é uma Deusa ligada ao tempo e a terra. Então, vamos iniciar esse post falando sobre o tempo.

Dizem que o tempo cura todas as feridas e existe uma antiga sabedoria nessa frase, sabedoria tão antiga como Pachamama e como o próprio tempo. 

Por que o tempo cura? Algumas pessoas devem se perguntar isso todo o tempo. Podemos concordar que o tempo é um processo, certo? Nós temos o tempo presente onde acontece a dor e a ferida, onde parece que o mundo vai acabar e que nunca mais vamos ver o sol, onde iremos sucumbir e nada mais será como antes. Seja uma perda, seja a dor de um amor, seja uma angústia ou qualquer que seja o nome que damos ao sofrimento que nos aflige, ele parece eterno e o tempo parece não passar.


Mas a verdade é que lentamente os dias vão se sucedendo. E o que era hoje, já não mais continua sendo amanhã. Novos acontecimentos vão surgindo, novidades, novas dores, novos amores, novas situações, novas pessoas, que irão alimentando e nos fortalecendo, o que antes era o nosso tempo presente torna-se passado e o sofrimento transforma-se em lembrança, uma lembrança às vezes dolorida, às vezes saudosa, apagada ou com um certo colorido, isso depende de como conseguimos integrá-la a nossa experiência de vida. 

Por isso dizem que o tempo cura. Ele permite que a gente transite entre nossas experiências: ao passar dos dias nossas dores vão se amenizando, ele nos deixa olhar de diversos ângulos aquela situação que tanto nos machucou e assim observar uma realidade não muito boa que poderíamos ter tido, transformando o nosso futuro em algo belo, em algo que nós construímos ao pensar em curar nossas feridas e mágoas com sabedoria. A sabedoria de quem vive e aprende com o tempo. Então, lembre-se que a dor de hoje é pra ser vivida, ela lhe trará ensinamentos. Mas Pachamama, que rege o tempo, lhe assegura que ela passa e que existe algo mais além da dor, seja no passado, no presente ou no futuro. 

Para que a cura possa ser completa é preciso lembrar que precisamos nos alimentar. A terra, o meio ambiente, é aquela que alimenta o nosso ser e o nosso espírito. A cura de um corpo, seja física ou emocional, necessita também de uma boa alimentação. Se não alimentamos nosso organismo ele não terá energias e forças para aguentar as tormentas que o aflige. Pachamama por reger o tempo, rege também os ciclos da terra e dos alimentos, plantação e colheita, assim, quando nos alimentamos também estamos entrando em contato com esta Deusa. 

Logo, Ela veio novamente nos lembrar para que cuidemos de nós, do nosso templo interno, nosso corpo. Ela pede para que fortaleçamos nosso espírito, curando nossas feridas com os remédios provenientes do seu corpo, a Terra, com frutas, verduras, uma alimentação saudável e também, com amor, com carinho, com diversão e que tenhamos calma, pois o tempo irá passar, curando nossas feridas. 

Beijocas estaladas no coração de todos!
Rosario Câmara

Blibliografia sugerida:


- DONATELLI, M. (coord.); O livro das Deusas – Grupo Rodas da Lua.  São Paulo: Publifolha, 2005;
- MARASHINSKY, A. S.; O oráculo da Deusa: um novo método de adivinhação. São Paulo: Pensamento, 2007;
- PIETRO, C.; A arte da invocação: invocações, textos ritualistícos e orações sagradas para praticantes  de Wicca, Bruxaria e  Paganismo. São Paulo: Gaia, 2008;

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...