domingo, 17 de julho de 2011

Resposta a contestações feitas sobre o texto "WYRD: A Runa do Vazio"

Estou aqui para responder a algumas contestações comentadas sobre o texto "WYRD: A Runa do Vazio", feito por um de nossos leitores, Luan Silva.

1 - "No Futhark antigo são apenas 24 runas primordiais [...] ela seria assim a vigésima quinta runa. Não a vigésima quarta como deu a entender no texto"

 Bem, minha intenção não foi o de atribuir a Runa Branca as 24, por isso que citei no texto "existe uma a mais que foi criada no decorrer das eras", visto que alguns pesquisadores afirmam que ela talvez tenha sido introduzida no decorrer dos anos. Acredito que a confusão foi feita pela palavra 'Dentre', que já modifiquei para que não resulte em más interpretações. Obrigado por avisar.

2 - "[...] nenhuma runa tem 'poucos significados', mesmo a branca [...] o poder das Norns que estão numa hierarquia maior que os Deuses - controlando assim o destino destes [...] Talvez até sejam tangentes numa interpretação metafísica e/ou quântica. Mas o nada e o vazio na visão nórdica são coisas totalmente diferentes de WYRD [...] Em essência esta rua é um acréscimo supérfluo, pois a runa PEORTH [...]"
Também não quis dizer que alguma runa possui 'poucos significados', mas sim que contrário a opinião de diversas pessoas, essa runa possui uma profundidade imensa de significados e simbologias. Os Norms, dentro da visão nórdica, foram citados nesse texto como 'Princípios', visto que é uma palavra sem conexão cultural, tentando abranger todos, visto que estes são fundamentados nas Leis Universais. O Nada e/ou o Vazio são Princípios, então sua visão deve ser metafísica, já que não se tem como ter uma visão total destes conceitos. Não concordo no que diz que esta runa possui um significado supérfluo, já que a mesma apresenta diversas questões que fogem a visão da runa Peorth.

3 - "Não diria que a runa trata de uma plena confiança. Fala é claro que você deve saber impor sua vontade, visto que em momentos caóticos, ou de predestinados ela conta mais do que qualquer coisa [...] Num contexto mais elaborado, eu diria que se a plena confiança se referir ao próprio individuo, sim, a Runa talvez se aplique nesta interpretação. Pois para você saber sua vontade você deve antes de tudo, confiar em si mesmo e conhecer a si mesmo"

'A Confiança Plena' é um dos nomes pela qual esta runa é chamada. No caso, ela vem a significar que a confiança em si, se jogando nas mãos veredas do tempo, e assim submetido aos jogos da consequência de suas escolhas, assim sendo, mesmo que breve, um destino.

4 - "Foi citada a Fênix no texto. mas a fênix do mito greco-romano, eu acho. Na mitologia germânica há um mito próprio para a fênix. E tem mais a ver com orgulho, transmutação e honra do que auto-conhecimento"

Sim, a referência da Fênix, citada no texto é dentro do mito grego, porém esta tende a se aplicar de certa forma, visto que a transmutação vem acompanhada da mudança interna, tendendo a evolução do ser. O Auto-conhecimento é justamente a forma de se alcançar essa evolução, tendo sempre uma mudança, ou uma transmutação em si. Adorei a referência do texto, obrigado.


5 - "Seria o "Tudo OU Nada", a aposta no que se acredita ser o verdadeiro destino [...] A dança cósmica destes princípios é, como foi citada, muito profunda e é especulada em outras runas, não totalmente, mas ainda ligeiramente na Wyrd."

Tudo e Nada foram referidos aqui como dois Princípios, não a relação da aposta, porém sendo o exemplo muito válido. Na verdade, cada runa apresenta esses princípios de formas diferentes, a Wyrd também. Cada uma apresenta sua forma bem aprofundada e múltipla, então dizer que a Wyrd apresenta esse conceito ligeiramente seria equivocado, visto que o próprio significado dela 'Destino', remete a estes significados plenamente.


Eu gostaria de agradecer Luan Silva pelas críticas e sugestões feitas, visto que é isto que prezamos, a interação com os leitores. Uma crítica quando bem fundamentada, como foi a dele, só tende a ajudar a melhorar o blog. Sintam-se livres para contestarem aonde acham que deva ser necessário, tudo de maneira respeitosa. Caso também queiram contribuir com textos para o Jornal O Bruxo PE, basta mandar um e-mail para douglasphoenix.3@gmail.com.

Sem mais nada a dizer, Bênçãos Plenas a todos!

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...