segunda-feira, 14 de março de 2011

Paganismo e Respeito no Carnaval 2011

Em meio a tanta festa, tantos ritmos e tantas cores nesse carnaval, o desfile das Escolas de Samba é um espetáculo de criatividade, talento e alegria, mas esse ano teve algo a mais. Nos últimos tempos, diversas escolas tem abordadot emas que resgatam os conceitos pagãos.Esse ano a Escola Mocidade Independente de Padre Miguel, do Rio de Janeiro,veio para a Sapucaí com o tema 'Raizes', tentando assim demonstrar a base e história do carnaval. Sendo assim, como não podia deixar de ser, ela já começa o seu desfile com a passagem do inverno e chegada da primavera e as celebrações aos Deuses nessa passagem.

A escola ainda trouxe para o desfile o Banquete de Isis, deusa da Agricultura; O festa de Baco, deus do vinho e da festa; o Festival de Saturnália; além de elementos da mitoliga grega como as ninfas e toda a bateria da escola caracterizada como faunos. 
"O enredo de 2011 cita o nascimento do cristianismo em Roma e a perseguição ao carnaval praticada pela recém-nascida religião que tentava esconder suas raízes pagãs." declara Cid Carvalho, organizador geral do desfile da Mocidade.

Além das festas na cultura greco-romana, ainda passa pelo carnaval de Veneza e finalmente "o rito das festas agrícolas desembarca no Brasil. Na Terra em que se plantando tudo cresce e floresce, as sementes desses rituais se enraízam na cultura popular do país de norte a sul."

E para finalizar, o desfile terminou com um carro alegórico que trouxe a incorporação dos símbolos pagãos na cultura cristã, mostrando a "harmonia" de tal união nas formas de culto cristão. Apesar dessa união não ter ocorrido de forma harmoniosa como a demonstrada, mas intenção foi mostrar como a incorporação de símbolos pagãos dentro do catolicismo acabou se firmando de uma forma boa aos praticantes cristãos. 

Acima de tudo, a escola mostrou de forma respeitosa uma pquena parte da história do paganismo, seus conceitos e sua sobrevivência, mesmo que por detrás de outra cultura. Na colocação geral, a Mocidade ficou em 7º lugar, mas em matéria de respeito e integração social (análise feita por grupos informais da organização do desfile) ela conseguiu o primeiro lugar. E apesar do desfile da Grande Rio, trazendo o conceito deturpado do paganismo, o respeito levado pela Mocidade Independente foi o grande marco da cultura pagã no carnaval 2011.

 - Douglas Phoenix -

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...