sábado, 30 de outubro de 2010

(Roda Norte) Conheça a origem do Halloween


Texto publicado por ipcdigital.com

Certamente todos já ouviram uma história na qual havia uma terrível bruxa malvada que maltratava criancinhas e praticava o mal com poções mágicas e feitiçarias com seu caldeirão e vassoura voadora. Mas se as bruxas realmente são criaturas tão más e têm ligações com as forças do mal, por que países cristãos como os Estados Unidos, por exemplo, comemoram tanto o Dia das Bruxas?

O que poucos sabem é que, na mesma época em que acontecem atualmente os feriados católicos de Dia de Todos os Santos e Dia dos Mortos – 1º e 2 de novembro, respectivamente –, acontecia, por volta do século VI antes de Cristo, o festival pagão dos celtas chamado Samhain. Considerado o Ano Novo celta e até hoje comemorado pelos adeptos à bruxaria e da cultura wicca,o festival de Samhain – que pode ser traduzido tanto como “ – fim do verão” quanto “novembro” – comemora o início da “metade negra” do ano.

Os celtas – conjunto de povos organizados em tribos que, segundo registros, populava boa parte da Europa Ocidental antes da invasão romana – acreditavam que durante essa época o véu que dividia o mundo dos vivos e dos mortos _ cava mais _ no. A morte de plantas e animais nesta época era um dos fatores que alimentava a crença. Hoje em dia, o amarelar das folhas e a morte de plantas, árvores e insetos nesta época são apenas sinais da chegada do outono. Andar entre fogueiras para se purificar e usar máscaras para espantar os maus espíritos também faziam parte das celebrações do Samhain. Com a conquista dessas regiões por Roma, foram encontradas semelhanças entre o Festival da Lemúria e o Samhain. A diferença era que o primeiro acontecia nos dias 9, 11 e 13 de maio do calendário juliano e visava a apaziguar e exorcisar os maus espíritos com um ritual que envolvia o chefe de família. O Dia da Lemuralia, em 13 de maio, era considerado o mais importante do ano.

Quando Roma passou pelo processo de cristianização, o Papa Bonifácio IV transformou a data no Dia da Virgem Maria e de Todos os Mártires, que mais tarde tornou-se o Dia de Todos os Santos. No século 18, a data foi transferida, pelo Papa Gregório III, para o dia 1º de novembro, em comemoração à construção de um oratório na Basílica de São Pedro dedicado àos apóstolos, santos, mártires e confessos. A Igreja, assim, concentrou os festivais pagãos da Roma antiga e dos Celtas em uma só data e deixou-os em segundo plano diante de datas importantes para o Cristianismo.

Origem do nome

O termo “Halloween” vem do inglês e teve sua origem na passagem do dia 31 de outubro para o dia 1º de novembro, quando ocorria a noite sagrada, “hallow evening”, em inglês arcaico. Outra hipótese é o fato do dia 31 ser a véspera do dia de Todos do Santos, sendo chamada "All Hallow´s Eve". Ou seja, as bruxas não entram no nome da festividade nos países que falam inglês. A ligação dessas personagens com a data teria começado na Idade Média, quando a Inquisição condenou curandeiros e pagãos à morte na fogueira.

O costume de se fantasiar durante o Dia das Bruxas e das crianças pedirem doces tem origens diversas e controversas, mas no Dia de Todos os Santos, até hoje, as crianças portuguesas vão, de porta em porta, pedir pelo “pãode- Deus” e recebem pão, bolo, romãs, nozes e frutas secas em sacos de pano.


0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...