terça-feira, 26 de outubro de 2010

Roda Intermediária


A Roda do Ano é a estipulação dos 8 períodos de celebração do mundo pagão (o mais utilizado). Representando a passagem das estações e os estágios do ciclo de vida e morte dos deuses, sendo comemorados em datas que marcam o início de um período. A roda é apenas uma, mas há diversas maneiras de se celebrá-la, as duas maneiras mais comuns são: Roda Norte e Roda Sul.
A Roda Norte é a maneira como os antigos celtas celebravam, tendo o início de suas comemorações em Dezembro com Yule. A Roda Sul foi uma adaptação da roda original aos países do Hemisfério Sul, visto que as estações invertem sua ordem, assim correspondendo o início das celebrações em Junho, com Yule.

Apesar desses tipos mais convencionais da roda, existe um tipo que vem sido bastante abordado nos países do Hemisfério Sul, a Roda Intermediária. Esse tipo de se organizar as datas das celebrações consiste em uma mistura dos dois tipos das variações de rodas citadas anteriormente.
Os quatro Sabbats maiores (Samhain, Beltane, Lammas e Imbolc) são celebrados de acordo com as datas da Roda Norte, enquanto que os quatro sabbats menores (Ostara, Litha, Mabon e Yule) são comemorados de acordo com a Roda Sul. Esse tipo de roda é utilizado por aquelas pessoas que não estão levando em consideração a evolução do significado da roda em si, mas sim a relação de harmonia entre as datas em um contexto socio-climático.

A comemoração dos sabbats maiores não interfere com o contexto social em que vivemos, por exemplo, ao invés de se comemorar Samhain (Festa dos Mortos) em maio na Roda Sul, que no contexto social marca o mês do amor; se comemoraria na data original que fica em Outubro, respeitando os dois dias de jornada que terminaria exatamente no dia 02 de Novembro (Dia de Finados). A comemoração dos sabbats menores de acordo com a Roda Sul faria com que o contexto climático continuasse em vigor, pois visto que essas celebrações são as de solstício e de equinócio das estações, por exemplo, Yule que marca o solstício de inverno em Junho, continuaria nesta data, ao invés de ser comemorado de acordo com o contexto original que seria em Dezembro (que em nosso hemisfério é verão).

Sendo assim, essa é uma outra maneira de celebração das datas. Muitos que praticam este sistema dizem por exemplo: "Sinto-me muito incomodado de fazer uma abóbora iluminada em pleno maio, mas também não gostaria de comemorar o equinócio de primavera (Ostara) em pleno outono (Março), então escolhi esse tipo de roda para tentar conciliar os dois lados". Mas o grande problema desse tipo de roda é a relação dos significados das celebrações, visto que cada sabbat trás um momento do ciclo dos deuses, com essa roda, esse ciclo é completamente misturado, como no exemplo abaixo:

O significado de Imbolc é a comemoração do crescimento do Deus e recuperação do parto da Deusa, tomando novamente a forma de donzela, com a Roda Norte essa data é comemorada em Fevereiro, vindo respectivamente a comemoração de Mabon na Roda Sul (Março), comemorando o sacrifício do Deus pela terra, depois voltaria para Beltane na Roda Norte (Maio) em que se comemoraria a união dos Deuses.

Ou seja, esse tipo de roda se adequa muito bem ao contexto socio-climático, mas em relação ao contexto do real significado das comemorações, este sistema se mostra totalmente defeituoso. Cabe ao praticante (do Hemisfério Sul) escolher a melhor maneira de se celebrar, levando em consideração os seus critérios, sejam eles o modo original esquecendo-se do lado climático (Roda Norte); contexto climático com a roda adaptada, mas indo contra o contexto social (Roda Sul); ou uma mistura dos dois, respeitando o contexto socio-climático, mas esquecendo-se do real significado das celebrações (Roda Intermediária). Isso fica a critério de escolha de cada um.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...