segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Neblina do Tempo: Arqueologia e história pagã

Olá! Tudo bem com vocês? Me chamo Denis, ou Denislefay, sou historiador e vou estar aqui com vocês uma vez por mês conversando sobre Arqueologia, História e Antropologia Pagã .

Assuntos complexos, eu sei, e vou procurar não invadir o espaço de ninguém (o que vai ser quase impossível, mas irei me esforçar).

Vamos começar nossa jornada adentrando pela neblina do tempo, caminhando em direção a quando o paganismo não pensava em existir, mas estavam ocorrendo os primeiros “contatos” entre Deuses e humanos, a nossa boa e velha primi-história. Por que primi e não pré história? 

'Primi' significa primeira/o, 'pré' significa o que veio antes (parece que são a mesma coisa, mas não são). A época primitiva também é história. O termo pré era utilizado, e ainda o é por alguns historiadores, pois estes só consideram a história a partir do surgimento da escrita e das primeiras civilizações, o que é chamado de história antiga. Por isso, pré-história seria um tempo antes da história propriamente dita. Já outros historiadores, e eu estou incluído nesse meio, considero a época primitiva como a primeira parte da história humana, e não um tempo à parte da história.



A partir do momento em que o ser humano foi desenvolvendo sua inteligência e, dessa forma, aumentando a sua interação com o mundo ao seu redor, ele foi percebendo melhor a forças que regem o mundo e suas manifestações físicas (mais à frente veremos como os gregos definiram essa manifestações chamando-as de Titãs), raios, trovões, terremotos, vulcões, o sol, a lua, os rios. 

Se haviam denominações pra essas manifestações, infelizmente não temos como saber, já que não há registros de nomes primitivos. O pouco que sabemos desse “contato” com esses “Deuses primitivos” são algumas poucas pinturas rupestres, classificadas como “religiosas” (assim classificadas para melhor estudá-las, mas alguns historiadores acreditam que no fundo, boa parte das pinturas tem uma “conotação mágicka”, principalmente àquelas ligadas a caça, pois expressavam o desejo do/os caçador/res de como eles queriam que a caçada ocorresse, sendo assim um tipo de magia com imagens). 

Não sabemos das formas de adoração à essas forças primordiais, só sabemos que a partir delas é que o esboço do que seriam as primeiras formas de cultos antigos foram surgindo. A partir da formação dos primeiros grupos e tribos nômades pelo mundo.                          



Ainda em relação à primi-história, há alguns poucos objetos que podem ser considerados como “sagrados” encontrados em alguns enterramentos específicos daqueles que seriam os Xamãs daquele grupo.

Nesse momento acabo de tocar em um assunto delicado e polêmico, do que conhecemos atualmente do que é o xamanismo, poderíamos dizer que essas primeiras religiões poderiam ser xamãnicas? 




Bem não vou me alongar nesse post, no próximo voltarei a esse assunto "tentando explicar" o ponto de vista religioso desses primeiros grupos humanos através dos enterramentos já encontrados,vamos entrar no, não muito explorado, mundo do culto à morte dos povos primitivos.

Até a próxima, viajantes da neblina.


0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...