sábado, 19 de janeiro de 2013

Governo do RJ pede a demolição do antigo Museu do Índio para as obras da Copa de 2014


Foto: Agência BrasilOntem, 18 de Janeiro, as famílias indígenas que ocupam o terreno do antigo Museu do Índio desde 2006, nas proximidades do estádio do Maracanã (Rio de Janeiro), receberam uma notificação de despejo da Procuradoria Geral do Estado, estipulando o prazo de 10 dias para a retirada dos índios do local. Em Outubro do ano passado, o governo do estado comprou o terreno que pertencia a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


O governo pretende retirar os 60 indígenas residentes, para a construção de um estacionamento e uma área de dispersão para o público na Copa das Confederações e na Copa do Mundo de 2014. Lideranças indígenas, movimentos sociais e partidos políticos defendem o tombamento do prédio e o direito das famílias indígenas de permanecerem no local.

O processo que está encaminhando no governo municipal apresenta diversas questões que favorecem a situação indígena, como o fato da Prefeitura da cidade ter contrariado a decisão do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, que pede a preservação do prédio, de 150 anos. Para o processo ser autorizado, a prefeitura deveria ter a aceitação desse conselho, instituído por Lei, para construções anteriores a 1937.

As obras da modernização do estádio do Maracanã devem ser finalizadas em abril, com a entrega do estádio à Fifa prevista para o dia 28 de maio.

Fonte Consultada: BBC Brasil

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...