segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fotos do ESP-PE Setembro 2011: Recife Assombrado

O Encontro Social Pagão de Pernambuco (ESP®-PE) acontece todos os meses na capital pernambucana, trazendo palestras e debates relacionados a temática pagã e da magia em si, não apenas para neopagãos, mas para o público em geral. O evento do dia 25 de Setembro iniciou com um debate envolvendo o tão polêmico "Dia do Orgulho Pagão", que como não podia ser diferente, gerou controvérsias. Após uma breve introdução sobre como foi instituído esse dia, além de sua popularidade ou repulsividade nos grupos neopagãos brasileiros, o debate foi iniciado.

Diversas opiniões foram ouvidas, como por exemplo, as de alguns que não concordam com tal dia, afirmando que isso é no mínimo desnecessário, pois ser pagão é um conhecimento e uma redescoberta diária, então se fossemos celebrar, deveríamos fazer isso "pessoalmente" todos os dias e não para ter um dia em que se colocam fitas roxas nas redes sociais. Alguns ainda ressaltaram que do jeito como está, esse dia é mais uma desculpa para estimular o consumismo dessa massa mística, através de eventos criados em torno desse propósito, em que visam nada mais do que o interesse capitalista de seus participantes. Outros discordaram e rebateram as afirmações dizendo que esse dia é para que lembremos a opressão pela qual viemos passando devido a discriminação, servindo assim de base para que não nos rebaixemos diante de uma sociedade, em que sua maioria, ainda não está acostumada a ver as coisas por um âmbito diversificado.

A palestra que teve por tema Recife Assombrado, trouxe os contos e histórias tidas como sobrenaturais da velha Recife. O tema foi baseado em um projeto e uma séria de livros com o mesmo nome, onde reúnem tais histórias que preenchem a mente popular. Os locais de foco, tidos como sobrenaturais, dentre alguns, estão o Teatro Santa Isabel, a Praça Chora Menino, a Cruz do Patrão e a emparedada da Rua Nova. O evento terminou com uma boa confraternização e com uma mostragem de livros pagãos que estavam a venda; além da entrega do certificado de palestrante a Victor Lira (fato inédito no ESP®).

Para conferir o encontro deste mês e dos próximos meses, entre no blog da organização do ESP®-PE. As fotos estão disponíveis no orkut do ESP®-PE. Confira algumas fotos abaixo.

1 comentários:

André Raven da Tradição Telúrica disse...

Da proxima vez nao tire fotos minhas de costas. Fiquei parecendo um S

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...