domingo, 12 de junho de 2011

A cosmologia e a religião do Império Inca (Tahuantinsuyo) - Parte 3

Ticsi Huiracocha Pachachayachic
A maior divindade do panteão andino, como já vimos, era Ticsi Huiracocha Pachachayachic (de tecsi, "fundamento", pacha, "mundo", e yachacheq, "aquele que ensina"); este deus panandino, difundido e imposto seguramente desde os Estados Puquina e Tiahuanaco-Huari, foi cultuado também pelos Inca, que erigiram em sua homenagem pelo menos sete templos na região de Cusco (Cacha, Urcos, Quishuarcancha, Huyapar, Amaibamba, Chiquichaca e Tambo).

Mas, à diferença da concepção teísta européia da época, de base grego-judeu-cristã, Ticsi Huiracocha Pachachayachic não havia sido o criador de nada: seu papel principal fora ordenar o já existente, de acordo com um esquema geral de representação que ele possuía, no que este deus se funde com Pachacámac (de pacha, "mundo", e cámac, "aquele que ordena"), principal divindade da costa peruana antes da hegemonia incaica.

Pois, como diferencia Waldemar Espinoza Soriano, "o que Huiracocha fez foi determinar aos homens, animais e vegetais o papel ou função que deveriam cumprir na Terra (...) Foram os missionários católicos de Espanha quem colocou em Huiracocha o disfarce de deus único e criador de tudo, impelidos pelos seguintes considerandos: primeiro, para continuar com a velha teoria grega que o catolicismo fez sua (a partir de Santo Agostinho de Hipona), no sentido de que todos os povos do mundo, e em especial os de alto nível cultural, tinham forçosamente a concepção de um Deus Supremo Criador, que denominavam princípio ou primeira causa. 

E segundo, utilizando então esta tese, os missionários coloniais justificavam sua campanha argumentando a facilidade de impor o conhecimento do Verdadeiro Deus, que para eles era universal, único e todo poderoso" (grifos e segundo parênteses do autor).

Entre os Inca, o maior deus (abaixo de Huiracocha) era Inti, o Sol, do qual se consideravam descendentes diretos e diletos: por tal razão o Sapainca era chamado Intiq Sapan Churín ("único filho do Sol") e sua etnia, conforme conquistava outras, mesmo sem impor por força este deus, tratava de levantar um templo para sua adoração. A deusa Lua (Quilla), irmã e esposa do Deus-Sol, por sua vez protegia as coyas, esposas (e irmãs) dos Sapaincas, as ñustas (filhas da nobreza cusquenha), as mamacuracas (esposas dos curacas) e o parto das mulheres em geral.

O Q'oricancha ("cercado de ouro trabalhado"), o maior templo do deus Inti em Cusco e em todo o Tahuantinsuyo, erigido com imensos blocos de pedra polida e ajustados perfeitamente uns aos outros, obedecia a um plano religioso e político meticuloso. Possuía vários corpos: o Templo Solar propriamente dito, quatro capelas menores - consagradas à Lua, a Vênus (para eles, a estrela Ch'asca ), ao raio (Catequil, Illapa ou Chuqui Illapa) e ao arco-íris (Q'uychi) -, os aposentos do Sumo Sacerdote do Sol, aposentos para o pessoal de serviço e sacerdotes de menor importância, e um panteão no qual as múmias dos Sapaincas falecidos eram dispostas em datas e festividades especiais.

Igreja de Santo Domingo, construída
pelos espanhóis sobre o Q'oricancha.



Suas paredes interiores eram cobertas por placas de ouro ou prata (dependendo da divindade venerada em cada recinto) e todo seu perímetro externo era rodeado por um friso de ouro com cerca de 80 centímetros de largura; dentro dele, além dos ídolos - entre os quais uma estatueta antropomorfizada de quase um metro de altura e toda confeccionada em ouro maciço, representando Inti, o Deus-Sol -, viam-se plantas, árvores, flores, aves e outros animais feitos de ouro e prata, oferendas de etnias subjugadas.

Base externa do Q'oricancha



E num jardim interno estátuas de ouro, prata e pedras preciosas simulavam homens, mulheres e crianças trabalhando plantações e pastoreando gado, utilizando para isto ferramentas e objetos feitos dos mesmos metais.

Murada interior do Q'oricancha


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