domingo, 23 de janeiro de 2011

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa


Em 27 de dezembro de 2007 foi estabelecido o dia 21 de janeiro como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data firmada vem defender o direito que cada um tem de definir sua forma de crença e/ou religião e o respeito entre as diferenças. Por ter sido uma data firmada a pouco tempo, nem todos tem o conhecimento devido sobre tal. Pela Lei federal, as capitais de todos os estados devem promover palestras e passeatas em comemoração a essa data que se tornou oficial no calendário comemorativo federal. Aqui em Pernambuco uma passeata partiu da praça Marciel Pinheiro às 16h na sexta-feira passada, 21.

A discriminação religiosa é uma verdade não só no Brasil, mas em nosso país, que se diz uma nação laica, a falta de valorização as diversas crenças no país é uma realidade inegável. Muitos até tentam afirmar que não, porém a discriminação é uma coisa real até de membros da mesma religião. Um exemplo vivo disso são os integrantes do Cristianismo, uma religião que se divide em 3 vertentes principais: católica, protestante e batista. Integrantes da vertente católica possuem uma certa "richa" com os da vertente protestante, visse e versa. O mesmo pode ser visto dentro do Neo-paganismo. Esta por ser muito rica em vertentes e religiões, diversas opiniões e conceitos, vários praticantes acabam passando por cima da linha do respeito e ofendem uns aos outros.

Viver sobre a capa da intolerância é uma coisa que aterroriza diversas pessoas. Pessoas se entregam as lágrimas, muitos com medo até ocultam sua forma religiosa para não sofrer com tais ataques. Isso é uma coisa que deve ser combatida em todas as formas. Já vivemos e ainda somos alvo dos resquícios da Inquisição. Sabemos bem o que é sofrer atos de intolerância e preconceito, então nós mais do que ninguém devemos combater tal atitude. Viver sobre essa sombra pode ser uma martírio ou uma arma de força.

Lute contra isso!

Texto de Douglas Phoenix

1 comentários:

Unknown disse...

Isso realmente é muito importante, não devemos e nem conseguimos esquecer o que é o preconceito, visto de uma forma rudimentar por muitos e insano por outros. O preconceito é inaceitável para qualquer um. Afinal ninguém é igual, e isso é ser humano, é viver. Pois imagine se todos fossem iguais que chatice seria o mundo. Não é mesmo?

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...