quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pesquisadores alertam para mistura de ervas e medicamentos

Pesquisadores estão alertando que ervas e suplementos populares, incluindo a erva de São João e até mesmo alho e gengibre, não devem ser misturados com medicamentos comuns para o coração. Eles também podem ser perigosos para pacientes que tomam estatinas, anticoagulantes e medicamentos para pressão.

A erva de São João eleva a pressão sanguínea e o batimento cardíaco, enquanto o alho e o gengibre aumentam o risco de sangramento em pacientes que tomam anticoagulantes, segundo os pesquisadores. Até mesmo suco de toranja (grapefruit) pode ser arriscado, por aumentar os efeitos dos bloqueadores dos canais de cálcio e das estatinas.

“Essa não é uma pesquisa nova, mas existe uma tendência a usar cada vez mais esses componentes, e os pacientes muitas vezes não discutem com seus médicos sobre os componentes que estão usando por conta própria”, disse o doutor Arshad Jahangir, autor principal do artigo que será publicado na edição de terça-feira do periódico The Journal of the American College of Cardiology.

O artigo inclui uma lista de mais de duas dúzias de produtos fitoterápicos com os quais os pacientes devem ter cautela, bem como uma lista de interações comuns entre drogas e ervas. Entre os produtos listados estão ginkgo biloba, ginseng e equinácea, além de algumas surpresas, como leite de soja e chá verde – ambos capazes de diminuir a eficácia da warfarina – e até mesmo babosa (aloe vera) e alcaçuz.

Os médicos precisam ser assertivos e perguntar aos pacientes sobre as ervas e suplementos que eles tomam, e os pacientes precisam fornecer essa informação aos médicos, disse Jahangir.

Para aqueles que tomam suplementos de alho na crença de que isso irá melhorar a saúde do coração, o doutor disse, “eles ficam muito surpresos em ouvir que podem estar tomando algo capaz de potencialmente aumentar o risco de sangramento.”

Fonte: Terra Notícias


- Douglas Phoenix -

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...