segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Pagãos celebram dia de Hybla em Teresina

No Parque da Cidade, em Teresina (PI), colonos e apoiadores da Vila Pagã se reuniram para celebrar o Dia de Hybla, uma Deusa da fartura e dos alimentos. O encontro ocorreu no domingo, 08 de Setembro. Por volta dessa data era tradição celebrar o dia de Hybla, divindade da Terra, das flores e do mel. 


Em Teresina o grupo Brumas Samurb em parceria com a administração do Projeto Vila Pagã comemorou a ocasião com debates e ritual. Também esteve presente no evento a representante do grupo Amapá Pagão, Samara de Oliveira, que conduziu o ritual. Essa data era comemorada na Sicília, região da Itália, onde Hybla era honrada como uma Deusa da Terra. 
Na literatura e poesia clássicas, o nome de Hybla aparece como um adjetivo relativo a mel. O mel, por si só, já é um símbolo de fartura gerada pela Mãe Natureza, resultado do trabalho coletivo das abelhas. Além disso, Hybla era o nome de um monte da Sicília, famoso no Mundo Antigo pelo perfume de suas flores e a excelência de seu mel. 


 O mês de setembro é marcado pelo florescimento de muitas espécies, incluindo o Ipê em suas diversas cores. Esse florescimento pode ser encarado como um sinal de vida, fertilidade e instinto de continuidade da própria natureza. Hybla é uma Deusa que rege escolhas e também têm nas flores importantes símbolos. 
O florescer da natureza é nada mais que uma escolha, uma alternativa estratégica para a reprodução e continuidade das espécies. 


 No mês quente de setembro, quando o solo fica seco e as árvores perdem as folhas, o Ipê opta por florir, garantindo não apenas um espetáculo de cores, mas também a sua reprodução e perpetuação. Trazendo esse simbolismo para a vida, nos vemos diversas vezes em situações em que o ambiente se encontra desfavorável, feio e até desesperador, mas o desespero nunca é saída. 


Aprender com o florescimento dos Ipês é aprender a extrair a beleza dos terrenos mais inférteis, das situações mais difíceis, para que a nossa continuidade seja garantida, afinal, a vida segue. Na mitologia da antiguidade, as montanhas também eram consideradas lugares sagrados. Existia a conotação do divino que se desprendia do corpo material da montanha e cada montanha era morada de uma divindade específica. E no monte Hybla, adorava-se a deusa de mesmo nome. 


 A melhor forma para honrar Hybla em pleno o século XXI é aprender a reconhecê-la na realidade local, extraindo sua mensagem e também buscando conhecer os arquétipos regionais que se assemelham à Ela, vibrando de forma semelhante.







Representação vilapaganense de Hybla

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...