domingo, 6 de novembro de 2011

Saudação ao Sol (Surya Namaskar)

O que você faz quando acorda? Nos minutos que antecedem ao levantar? Você faz uma oração pelo dia que está começando? Você se espreguiça para acordar seu corpo? O que você faz?

Pois bem, reza a lenda que um sábio que sofria de hanseníase rezou ao Deus Surya para obter a cura para a sua doença.  O sábio obteve um insight e foi inspirado a escrever uma sequência de oito versos, que viraram, uma sequência de 11 posturas para se saudar e agradecer ao Deus Surya. Quando ele terminou sua saudação, ele estava curado.

O Deus Surya é considerado um dos aspectos de Shiva e Visnu. É o aspecto visível do Deus, ou seja, podemos o ver todo o dia. Sua face é o sol e todo dia ele passeia pela terra em uma carruagem puxada por 7 cavalos. Surya também foi visto como um Deus criador. Então, agradecer a ele pela saúde e inspiração nossa de cada dia, pode ser uma boa idéia!

Além disso, as posturas da Saudação ao Sol ajudam o sangue a circular, enrijecem a musculatura e é uma das sequências que trabalha com todo o corpo e uma das mais belas da Yoga. É uma forma também de cultivarmos o nosso sol interior e com isso trazermos inspiração aos nossos dias.

Emocionalmente e psicologicamente falando a Saudação ao Sol traz os seguintes benefícios: ajuda a melhorar a concentração, acalma as emoções e proporciona estabilidade. Limpa os canais energéticos e faz com que a energia circule melhor pelo corpo. Desintoxica e purifica o organismo.



(http://terapiasalternativasyoga.blogspot.com)

A Saudação ao Sol deve ser feita logo ao acordar, é quando obtemos melhores resultados. Deve ser feita olhando para o leste. A respiração precisa estar sincronizada com a postura. A dica é os movimentos para cima são realizados na inspiração e os movimentos para baixo são realizados na expiração. A partir da 8° posição os movimentos se repetem ao contrário.

Antes de tentar, lembrem-se do seguinte: todo exercício deve ser feito respeitando o limite do seu corpo e o seu ritmo. Portanto, descubra o ritmo de sua inspiração e expiração e faça os exercícios no seu tempo e de quebra descubra a respeitar suas limitações. Ao sentir dor, PARE! E se puder procure a ajuda de alguém mais experiente para corrigir suas posturas. Parece fácil, mas quando vamos fazer não é tão fácil assim e, o pior é que algumas pessoas acham que fazer Yoga é fácil. Portanto, não se engane! Praticar Yoga requer disciplina, força, rigor e amor, em minha opinião.

Prontos para iniciar? Vamos ao passo a passo:
  1.  Com os pés juntos e coluna ereta, una as palmas da mão e junte-as ao peito. Inspire profundamente. Sinta seu corpo relaxado.  Prenda um pouco a respiração antes de expirar. Expire...
  2.  Ao inspirar novamente levante os braços acima da cabeça, estique-se, sinta a musculatura dos ombros sendo puxada. Segure um pouco o fôlego. Expire inclinando os braços e o tronco para trás, lembre-se, até onde o seu corpo aguentar. Segure um pouco o fôlego novamente. Inspire...
  3. Ao inspirar traga o tronco e os braços para cima da cabeça novamente, segure um pouco a respiração antes de expirar e ao expirar incline os braços e troncos para frente, olhando para baixo. Sinta toda a coluna esticar e, as pernas. Se conseguir toque com a palma da mão no chão, mas não se preocupe se não conseguir, vá até onde for o limite do seu corpo e abrace as pernas na altura em que sua mão chegar, normalmente é na canela. Segure a respiração e estique a cabeça para frente, inspire...
  4. Com as palmas da mão no chão, estique a perna direita para trás. Alongue-a o quanto puder. A perna esquerda ficará flexionada. Incline um pouco o tronco para trás e estique o queixo para o céu. Você sentirá todo a musculatura das costas e da perna sendo puxada. Segure o fôlego e expire.
  5. Ao expirar, leve a perna esquerda para trás também, alongando-a até onde puder junto com a direita, vai ficar parecendo um marinheiro. A cabeça fica no prolongamento natural da coluna, nem para cima, nem para baixo... ou seja, seu corpo vai ficar parecendo uma tábua que olha para o chão. Lembrem que as mãos ainda estão no chão, certo? Segurando o peso do corpo. Retenha a respiração. Inspire. Retenha o ar e expire...
  6. Ao expirar desça o corpo lentamente até o chão, controle a velocidade com os braços. Toque a testa no chão. Segure o fôlego e inspire.
  7. Ao inspirar, estique os braços, segure um pouco a respiração e expire...
  8. Ao expirar, faça uma retroflexão, ou seja, tronco e cabeça vão para trás, os pés estarão com as costas no chão, então, cuidado para não se machucar. A cabeça estará para cima, olhando para o céu. Segure a respiração e inspire.
  9.  Ao inspirar, eleve os quadris e faça como um v invertido com seu corpo. Os pés devem estar plantados no chão e a cabeça deve estar solta, ou seja, solte o pescoço. Segure o ar e, depois, expire.
  10. Ao expirar olhe para o seu umbigo. Segure o ar. Inspire.
  11.  Ao inspirar, traga o pé direito para perto das mãos, ou seja, o joelho ficará entre seus braços. Alongue a perna esquerda e incline novamente o tronco para trás esticando o queixo para o céu. Segure o fôlego. Expire.
  12. Ao expirar, traga a perna esquerda para junto da direita e eleve o quadril, enquanto o tronco e a cabeça são abaixados. Abrace novamente a perna ou mantenha as palmas da mão no chão. Segure o ar. Inspire.
  13. Ao inspirar, eleve o tronco e os braços, os braços devem ser esticados acima da cabeça, alongando todo o corpo novamente. Segure o fôlego e expire. 
  14. Ao expirar incline o tronco e os braços para trás até onde o seu corpo alcançar. Cuidado para não machucar a lombar. Segure o ar. Inspire.
  15. Ao inspirar, volte a posição inicial, abaixando os braços com as palmas da mão unidas e junto ao peito.  Expire.
  16. Expire e inspire novamente e recomece o exercício. Faça pelo menos duas ou três vezes. Não ultrapasse o limite de 12 vezes. E sinta-se energizado.

Entenderam? Dúvidas? A Saudação ao Sol possui algumas variações, então, não se preocupem se conheceram ou a encontrarem de outra forma. Está foi a forma que eu conheci. O ritmo das pessoas ao fazer a sequência também é individual. Essa é uma das sequências da Yoga que são mais rápidas.

Bem, é isso aí... Agora, é só ir praticar um pouco respeitando o limite do corpo.

Beijocas estaladas no coração e até a próxima...

Raio de Sol

2 comentários:

Karina Ártemis disse...

Parabéns pelo texto Rosário! Estou fazendo Hatha yoga há dois meses, adorei sua explicação. Posso reproduzir em meu blog? abraço

Rosario Câmara disse...

Obrigada! Claro, pode reproduzir. É só colocar o link aqui é só fazer a referência direitinho. Colocar o link aqui do Jornal O Bruxo - Pernambuco e meu nome :)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...