quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Meditação

Muitas pessoas imaginam que meditar é a arte de não pensar e elas gastam bastante tempo e energia tentando fazer com que seus pensamentos não invadam sua mente enquanto meditam.

No entanto, meditação é uma arte para se encontrar tranquilidade, discernimento espiritual, conhecimento e paz. Ao meditar estamos desacelerando o nosso ritmo, diminuindo o ritmo cardíaco e dando espaço para conhecer e observar o que normalmente não observamos no nosso corre corre, como a velocidade e a intensidade de nossa respiração, os sons ao nosso redor, nosso corpo e uma gama de outros estímulos que com o passar do tempo aprendemos a ignorar.            

Por isso, pare para pensar: como anda sua respiração? Você sabe respirar corretamente? Como andam as batidas do seu coração? Você conhece todos os sons a sua volta?

Então, aqui vão algumas dicas:

  1. Arranje um horário que você possa meditar.
  2. Arranje um local que seja tranquilo e que não te perturbem.
  3. Sente-se confortavelmente e feche os olhos, se preferir pode até deitar, só tenha cuidado para não dormir!
  4. Comece observando sua respiração: está rápida? Superficial? Ou lenta e profunda?
  5. Observe seu abdomem e note se você está respirando corretamente: ao inspirar, sua barriga deve secar; ao expirar, sua barriga deve encher. (Essa é a forma correta de respirar. Os bebês, cachorros, gatos e etc respiram assim, pode observar. Ao respirar dessa forma, trabalhamos mais o diafragma e enchemos todo o pulmão.)
  6. Quando conseguir acertar o passo com a respiração, permita-se sentir e ouvir o ambiente ao seu redor. Permita também que seus pensamentos passem por você, não dê importância a nenhum, deixe-os vir e partir.
  7. Aproveite a experiência. 

Se você não tem esse costume, comece fazendo isso cinco minutos por dia, aos poucos vá aumentando. Existem outras técnicas de meditação, como a meditação dirigida, a meditação com mantras, dentre outras.

Meditar nos ajuda a manter o foco e a concentração, mas também permite perceber que tudo passa e tudo muda, assim diminuímos nossa ansiedade e angústia pelas coisas que não podemos controlar.

Por isso, se você ainda não começou, comece! 

E até a próxima! Beijocas estaladas no coração de todos!


1 comentários:

Rafaela Vieira disse...

Ah gostei,descobri que eu sempre respirei errado hehe. Boa postagem, que a Deusa lhe guarde.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...