domingo, 20 de novembro de 2011

Vrikshásana - A Postura da Árvore



Todos nós em alguns momentos precisamos para para respirar e recuperar as energias. Um dos modos que podemos encontrar para encontrar a serenidade e aprender a trabalhar com a energia sútil é a Yoga. 

A posição da Árvore e a posição do Herói são as minhas preferidas da Yoga e hoje vamos falar um pouco da posição da árvore.

Em pé, firmados em apenas um dos pés, as mãos juntas por cima da cabeça e olhando de longe pode até parecer que é um tanto complicado passar tanto tempo nessa posição. Ela é uma das posições que fazem com que trabalhemos todos os músculos do corpo e ativa todos os chakras.

Se você não tem costume de ficar em um pé só, pode ser difícil se equilibrar no início, mas o tempo e a prática levam a perfeição. Trabalhamos o equilíbrio corporal e junto o equilíbrio emocional. A força de vontade. E com isso o sentimento de segurança, paciência e tolerância. Além do mais, aumenta a elasticidade da coluna e a força de nossas pernas.

Então, vamos lá? Lembre-se não ultrapasse os limites do seu corpo e procure um professor de Yoga, ele irá corrigir as posturas, evitando lesões e ajudando a entender algumas posições.

Passo a Passo:
1. Em pé, com os pés juntos. Respire lentamente. Concentre-se.
2. Com a ajuda da mão, coloque o pé direito apoiado na virilha. O joelho ficará apontando para baixo, a palma do pé ficará para cima. Se não conseguir, coloque o pé direito apoiado na perna esquerda, ao lado do joelho, posicione o pé um pouco acima do joelho para não forçar muito a articulação.
3. Para ajudar a manter o equilíbrio, mantenha o rosto voltado para frente e fixe o olhar em um ponto a frente.
4.Una as mãos em frente ao coração e eleve os braços acima da cabeça.
5. Respire lentamente 7 vezes ou 1 minuto, ou quanto você aguentar.
6. Abaixe as mãos calmamente até a altura do coração e faça tudo novamente com a perna esquerda. Por último, descanse.

Existe uma variação nessa posição que as pessoas que já estão acostumadas fazem, que ao passar um certo tempo na posição é levar as mãos para baixo, para tocar o chão, formando uma espécie de U invertido com o corpo. 

Enquanto estiver na posição e se conseguir preste atenção no corpo. Seu pé são as raízes da árvore, apoiadas firmemente no chão. Ele devolve o que está sobrecarregado no organismo, assim como sustenta. Suas mãos são a copa da árvore, ela recebe a energia vinda do alto. Sinta a energia correndo por seu corpo. E bom proveito!

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...